ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
PL de Claudia Lelis propõe instituir Semana do Lixo Zero para promover conscientização ambiental
13/03/2024
12:36
ASCOM
FÁTIMA MIRANDA
©DIVULGAÇÃO
O Projeto de Lei (PL) apresentado pela deputada estadual Claudia Lelis (PV) nesta terça-feira, 12, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), é mais um passo para que o Tocantins cresça em direção à sustentabilidade, com a proposta de instituir a Semana do Lixo Zero. O PL tem como objetivo promover a conscientização ambiental e incentivar práticas sustentáveis de gestão de resíduos entre os cidadãos.
O PL prevê que órgãos públicos estaduais e municipais, empresas privadas, instituições de ensino e entidades e organizações da sociedade civil promovam ações durante a Semana, que deverá acontecer anualmente no mês de outubro.
Segundo a parlamentar, a Semana Lixo Zero acontece todos os anos em diversos países, inclusive no Brasil, onde se destaca por sua dimensão e impacto positivo causado na sociedade. Claudia Lelis defende que essa iniciativa também seja implantada no Tocantins.
“A ideia é mobilizar o máximo possível de organizações e pessoas para propor discussões e transformações reais na maneira como lidamos com nossos resíduos. Precisamos mudar nossos hábitos de consumo e não só isso, mas também a forma como encaminhamos nossos resíduos, transformando em recursos para transformação social e inovação”, afirmou a deputada.
Conscientização ambiental
O projeto busca também encontrar soluções para reduzir o impacto negativo dos resíduos sólidos no meio ambiente, além de ser uma oportunidade para educar a população sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de materiais, visando à preservação dos recursos naturais e à mitigação da poluição.
Além de sensibilizar os cidadãos sobre a problemática do lixo, a proposta também busca estimular a adoção de políticas públicas e medidas governamentais que promovam a gestão adequada dos resíduos sólidos. Isso inclui a ampliação da coleta seletiva, o incentivo à compostagem e o desenvolvimento de programas de educação ambiental em escolas e comunidades.
“A Semana não apenas traz benefícios ambientais, mas também econômicos e sociais. Ao reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários e promover práticas de consumo consciente, o estado pode economizar recursos financeiros e naturais”, explicou Claudia.
Para a deputada, a instituição da Semana Lixo Zero no Tocantins contribui para garantir uma sociedade mais sustentável para as gerações presentes e futuras. “Espero que a medida seja apoiada e implementada com sucesso, contribuindo para a construção de um Estado mais consciente e comprometido com a proteção do meio ambiente”, destacou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios