Palmas (TO), Sábado, 27 de Abril de 2024

SANEAMENTO

Governo do Tocantins participa da inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto Pouso do Meio, em Gurupi

Nova estação amplia a coleta e o tratamento de esgoto no município, que passa a ser referência no Tocantins

25/03/2024

18:18

SECOM

FERNANDA FRANÇA

©DIVULGAÇÃO

O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou nesta segunda-feira, 25, em Gurupi, da cerimônia de inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pouso do Meio, obra executada pela BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no estado.

Na ocasião, o vice-governador Laurez Moreira destacou que a obra é um marco para o desenvolvimento econômico e social de Gurupi. “A inauguração desta obra é motivo de grande alegria. A estação de tratamento de esgoto não apenas representa um passo importante rumo à preservação do meio ambiente, mas também demonstra a preocupação com o futuro das próximas gerações. Parabéns à BRK Ambiental pelo excelente trabalho, bem como a todos que contribuíram para que essa obra fosse realizada”, pontuou o vice-governador. 

A diretora de operação da BRK no Tocantins e no Pará, Sandra Leal, explicou que essa ampliação vai possibilitar que Gurupi atenda 70% da sua população urbana. “É um marco muito importante para o município e para o Tocantins. Hoje, o estado tem uma média de atendimento de 50%, então Gurupi já está ultrapassando essa média. Isso só foi possível em função das diversas parcerias que nós estabelecemos, tanto com o município de Gurupi quanto com a Secretaria de Estado das Cidades e Habitação, que está desenvolvendo políticas públicas e levando, aos municípios e à  população, o entendimento da importância do saneamento e da Lei do Saneamento”, salientou a diretora. 

“Acompanhamos de perto a implementação dessa política pública, para que fosse de acordo com as normas estabelecidas pelos governos estadual e federal, e como resultado desse compromisso, a cidade de Gurupi destaca-se atualmente como um dos municípios tocantinenses com os melhores índices de saneamento”, ressaltou o secretário de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Thiago Benfica.

O presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme, que também esteve presente no evento, detalhou sobre a atuação do Instituto no acompanhamento da obra. “Dia importante para a cidade de Gurupi, uma obra que vai melhorar o saneamento oferecido à população. O Naturatins participou da fase de emissão da outorga de lançamento de efluentes, instrumento que tem como objetivo assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água; e o efetivo exercício dos direitos de acesso à água. Temos acompanhado principalmente no que diz respeito à questão ambiental. Essa foi uma iniciativa necessária para Gurupi que, atualmente, se destaca como uma das cidades com níveis de tratamento de esgoto maiores do Tocantins”, relatou.

Obra

Conforme informações apresentadas pela BRK Ambiental, a construção da ETE Pouso do Meio gerou mais de 300 empregos em 2023, dinamizando o comércio e a economia local. Com obras de ampliação e modernização, a ETE Pouso do Meio viu sua capacidade de tratamento dobrar de 80 litros por segundo, para 160 litros por segundo. Com tecnologia de ponta, passa a ser uma referência no estado do Tocantins.

Para a realização da obra, foram investidos mais de R$ 127 milhões nos últimos três anos e foram alcançados mais de 100 km de rede de esgoto, passando a atender 70% da população gurupiense.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: