CÂMARA MUNICIPAL DE PALMAS
Vereadores aprovam projetos voltados às mulheres de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social
04/06/2024
14:03
DICOM
©DIVULGAÇÃO
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (4), os vereadores da Câmara Municipal de Palmas (CMP) aprovaram projetos do Poder Executivo voltados para a valorização das mulheres. As iniciativas aprovadas incluem a criação do “Programa Empreende Mulher", que visa disponibilizar microcrédito especial e facilitado para mulheres de baixa renda, e a implementação de uma reserva mínima obrigatória de 5% de vagas para prestação de serviços, tanto diretos quanto indiretos, no âmbito do Poder Executivo Municipal, destinadas à contratação de mulheres em situação de vulnerabilidade social e residentes no município de Palmas.
Para o presidente da Casa de Leis, vereador Folha (PSDB), os projetos aprovados irão fortalecer a economia local e promover um ambiente mais inclusivo para as mulheres no mercado de trabalho. “As matérias aprovadas hoje representam um passo significativo na construção de uma cidade mais justa, próspera e igualitária. Ao fortalecermos o empreendedorismo feminino e garantirmos oportunidades de trabalho para mulheres em situação de vulnerabilidade social, estamos investindo no futuro da nossa cidade e na construção de uma sociedade mais justa para todos”, analisou.
Programa Empreende Mulher (Projeto de Lei 03/24)
O projeto tem por finalidade a disponibilização de microcrédito especial e facilitado, por meio do Banco do Povo, para mulheres de baixa renda, para que empreendam ou expandam a sua atividade empresarial, a fim de incentivar e fomentar o empreendedorismo feminino no âmbito do município de Palmas. Assim como, promover a geração de emprego e renda; contribuir para a redução da pobreza e da desigualdade social; fortalecer a autonomia econômica das mulheres e estimular o desenvolvimento local.
Reserva Mínima (Projeto de Lei 04/24)
A proposta cria a reserva mínima obrigatória de 5% (cinco por cento) de vagas para prestação de serviços, direta ou indireta, no âmbito do Poder Executivo Municipal, para contratação de mulheres residentes em Palmas, em situação de vulnerabilidade social. O projeto tem como finalidade propiciar a inclusão e igualdade de oportunidades, de forma a inserir no mercado de trabalho essas mulheres, como meio de oportunizar e atenuar os desníveis sociais, políticos, econômicos e culturais existentes.
As matérias aprovadas seguem para sanção do Poder Executivo, e em seguida, para publicação no Diário Oficial do Município.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Idas de Bolsonaro ao hospital após prisão não geram grandes manifestações de apoiadores
Leia Mais
Vaticano teria tentado mediar asilo de Nicolás Maduro na Rússia antes da operação dos EUA
Leia Mais
Confira seu astral para este domingo, 11
Leia Mais
Mega-Sena acumula no concurso 2.958 e prêmio sobe para R$ 20 milhões
Municípios