IDENTIFICAÇÃO
Agendamento para emissão do novo RG poderá ser feito diariamente pela internet; saiba como acessar
Instituto de Identificação liberou o serviço para facilitar o atendimento do público em Palmas. No interior, o interessado deve ir até um dos núcleos do órgão.
21/06/2024
09:15
G1
©DIVULGAÇÃO
O agendamento para solicitar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi liberado para ser feito diariamente pelo site do Instituto de Identificação. O atendimento é feito em pontos a serem escolhidos pelo interessado.
Desde a liberação para o novo documento, os agendamento só eram liberados somente às sextas-feiras. Mas segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a mudança vai facilitar o acesso dos cidadãos ao serviço.
Para agendar o serviço, o interessado precisa acessar o site do Instituto de Identificação, clicar em 'agendar atendimento' e preencher os campos pedidos na página com os dados pessoais. O atendimento é liberado a partir das 9h.
Segundo a SSP, como a sede do instituto está em reforma e o atendimento ao público foi distribuído entre diferente órgãos até a conclusão da obra. Por isso, no agendamento online, a pessoa poderá escolher em qual local vai solicitar a emissão.
Confira os locais de atendimento:
A diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon explicou que para casos emergenciais que não conseguirem o agendamento serão analisados pela diretoria e encaixados para o pronto atendimento.
Para quem mora no interior, não há a necessidade de fazer agendamento do atendimento pela internet. O interessado deve ir até um dos núcleos de identificação portando originais e cópias de certidão de nascimento ou de casamento, e comprovante de inscrição no CPF.
O novo RG começou a ser emitido no Tocantins nem janeiro deste ano. Mas não é preciso pressa. A troca do documento de identificação poderá ser feita até o ano de 2032.
O documento possui novidades como o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um QR Code para facilitar a identificação e dar acesso à versão digital do documento de identificação.
Também possui a inclusão de uma área específica no documento, a Machine Readable Zone (MRZ), que dará a possibilidade de utilização como documento de viagem, desde que haja acordo entre países, conforme a SSP.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Receita Federal libera consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda
Leia Mais
Lula se retrata após dizer que traficantes são “vítimas” de usuários: “Fiz uma frase mal colocada”
Leia Mais
Casos de miopia disparam no Brasil e especialistas alertam para aumento entre crianças e jovens
Leia Mais
Sicredi Campo Grande MS vence Prêmio Inovativos 2025 com o programa Evoluir CG
Municípios