POLÍTICA
Governador Wanderlei Barbosa inaugura 20 leitos para pacientes que demandam cuidados intensivos e ampliação do pronto-socorro do HGP
Além da inauguração de espaços para o atendimento de média e alta complexidade, o governador também entregou uma nova cozinha para o maior hospital do Estado
07/08/2024
17:15
SECOM
GUILHERME LIMA
©DIVULGAÇÃO
Em mais uma iniciativa para melhorar a saúde dos tocantinenses, o governador Wanderlei Barbosa entregou nesta quarta-feira, 7, no Hospital Geral de Palmas (HGP), novos espaços que compõem as instalações internas da unidade de saúde, referência no Tocantins. Na ocasião, o chefe do Executivo inaugurou novas instalações no pronto-socorro, no setor de hemodinâmica; e leitos na Unidade de Cuidado Agudo de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e no de Cuidados Intensivos pós-cirúrgicos, além de uma cozinha totalmente equipada.
“Nós entregamos 11 leitos para cuidar das pessoas com AVC, mais nove para pós-operatório de grandes cirurgias e outros 56 leitos foram reestruturados para atender os pacientes aqui do HGP. Então, esse trabalho é feito com toda a equipe, que são pessoas que cuidam de um hospital deste porte e da saúde no geral, que é o grande desafio do Brasil e do nosso governo. Nós queremos oferecer uma saúde cada vez melhor. Temos uma equipe que está nos orientando e cuidando dos nossos pacientes”, expressou o governador Wanderlei Barbosa, que comentou ainda como esse trabalho em conjunto foi capaz de zerar a fila de cateterismo no HGP.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, ressaltou a importância histórica deste momento para a saúde no Tocantins que, agora, conta com novos equipamentos de ponta e serviços inovadores para melhor atender a população. “Esses espaços vêm trazer mais conforto, mais ambiência e são adequados para acolher a nossa população, que vai encontrar um tratamento mais humanizado. Também vão minimizar o máximo possível a questão dos corredores. Então, toda essa estruturação, essas ampliações que a gente tem proporcionado, é buscando sempre o melhor cuidado aos nossos pacientes”, pontuou.
Pronto-socorro
As novas instalações que compreendem áreas do pronto-socorro incluem recepção e parte administrativa, sala de triagem médica, sala de isolamento, sala de procedimentos, sala de consultório de cirurgia geral e pequenas cirurgias, três consultórios e 24 pontos de cuidados, que compõem a sala de medicamentos, além de salas de psicologia, serviço social e banheiros.
Novo equipamento de hemodinâmica
Foi entregue uma nova sala com um moderno equipamento para a realização de hemodinâmica. A ampliação permitirá a realização de mais procedimentos de hemodinâmica para diagnosticar e tratar disfunções neurológicas, endovasculares e cardiológicas, como obstruções, aneurismas e tromboses. A hemodinâmica funciona no HGP desde 2011 e mais de 22 mil procedimentos foram realizados. O novo equipamento permitirá a realização de técnicas de hemodinâmica que empregam cateteres para examinar os vasos sanguíneos, fazendo com que o procedimento seja seguro e minimamente invasivo.
O médico responsável técnico pelo setor de hemodinâmica do HGP, Andrés Gustavo Sanches, informou que o novo equipamento de alta tecnologia realizará diagnósticos e auxiliará em tratamentos como cateterismo, angioplastia, arteriografia cerebral, embolização de aneurisma cerebral, exame das artérias das pernas, arritmias, marca-passos e colangiopancreatografia retrógrada endoscópica. “Agora, posso dizer que poderemos ampliar para além dos mais de 2 mil exames que são realizados neste setor do HGP por ano”, afirmou.
Unidade de Cuidados Agudos de AVC
Dentro do cronograma de inaugurações, o governador entregou 11 leitos de tratamento para Acidente Vascular Cerebral (AVC). As novas instalações contam com todo o aparato necessário para o tratamento e o acompanhamento de AVC e vão compor a Unidade de Cuidado Agudo de AVC, sendo referência para o tratamento da doença no Tocantins. O Hospital Geral de Palmas já atuava como referência no tratamento de AVC desde 2016. Em 2023, o HGP tratou mais de 700 pacientes com AVC e, neste ano, os atendimentos já ultrapassaram 300.
O coordenador da Neurologia do HGP, Marcelo Cabral, ressaltou que, anteriormente, o hospital atendia os pacientes com seis leitos. Agora, com a nova unidade, a expectativa é aumentar o número de atendimentos em um espaço completo e de qualidade, garantindo a saúde dos enfermos. “O paciente não ficará apertado, cada paciente tem o seu próprio espaço. Temos ambientes para trabalhar com fisioterapia, local para trabalhar com reabilitação e, agora, com mais leitos, vamos absorver a alta demanda e atender todo o Estado”, destacou o médico.
Na oportunidade, o governador Wanderlei Barbosa recebeu a certificação Diamond no tratamento de AVC, que reconhece a excelência no atendimento realizado no HGP para pacientes diagnosticados com a doença. A neurocirurgiã Priscila Leite comentou que o hospital já vem realizando um trabalho de extrema qualidade e que a certificação representa a excelência no tratamento da doença.
“Isso demonstra que estamos tratando o paciente no menor tempo possível, realizando a tomografia rapidamente, proporcionando fisioterapia, fonoaudiologia, reabilitação e a investigação completa do AVC”, pontua a médica, ressaltando que, com a nova estrutura, as equipes vão atender mais pacientes. “Agora, vamos conseguir ampliar o número de profissionais para dar esse atendimento e estamos pleiteando uma certificação internacional”, finalizou Priscila Leite.
Cuidados Intensivos Pós-Cirúrgicos e Unidade Rápida de Internação
Foram inaugurados, ainda, nove leitos de cuidados intensivos pós-operatório. Os espaços contam com uma estrutura de qualidade, somando-se aos demais espaços de referência para tratamento no HGP. Os cuidados pós-operatórios começam ao término da cirurgia e prosseguem na sala de recuperação e durante a internação até o momento da alta. As atenções clínicas imediatas incluem a proteção das vias respiratórias, o controle da dor, o estado mental e a cicatrização da ferida.
O governador visitou ainda a Unidade Rápida de Internação, composta por 19 salas readaptadas para o tratamento rápido de pacientes. Com os espaços estruturados e a equipe clínica reforçada, o paciente é tratado em um prazo máximo de 72 horas. Foi o caso de Manoel Martins, que veio de Gurupi para tratar uma anemia profunda. O idoso de 73 anos recebeu atendimento nas novas instalações do hospital e, após dois dias, recebeu alta. “O tratamento foi muito bom, fui muito bem tratado, gostei muito”, comentou o paciente.
Equipamentos e cozinha reformada
Foram apresentados ao governador novos equipamentos que vão reforçar o setor de pediatria do HGP. Ao todo, cinco equipamentos de alta qualidade e tecnologia ajudarão no tratamento de bebês na unidade hospitalar que, agora, conta com um berço aquecido, usado após o parto para manter o recém-nascido confortável e seguro, fornecendo a temperatura ideal e prevenindo complicações. Também há um equipamento de fototerapia, que trata a epiderme do paciente através de raios ultravioletas, fornecendo vitamina D; um Baby Puff, que possibilita a oxigenação, inflando os pulmões do paciente e atuando como um reanimador pulmonar; um monitor multiparamétrico; um equipamento de ressonância magnética; e uma incubadora de alta tecnologia. Vale ressaltar que o Governo do Tocantins adquiriu mais de 180 equipamentos pediátricos que serão destinados aos demais hospitais do Estado, com maternidade. Um investimento de mais de R$ 3 milhões.
Finalizando a visita, o governador conheceu a nova cozinha do Hospital Geral de Palmas, que conta com amplo espaço e acessórios de grande porte para o preparo de refeições na unidade de saúde.
--
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios