JUSTIÇA ELEITORAL
TRE-TO orienta como comunidade tocantinense pode consultar a situação eleitoral
O serviço está disponível na seção de Autoatendimento Eleitoral, no site do TRE-TO.
15/08/2024
19:55
ASCOM
©DIVULGAÇÃO
Para exercer o direito à cidadania e votar nas Eleições Municipais 2024 é necessário estar em dia com a Justiça Eleitoral. Com o objetivo de facilitar o acesso a esse serviço, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) disponibiliza em seu portal a seção de Autoatendimento Eleitoral.
Basta acessar o site do TRE-TO e clicar em “Autoatendimento Eleitoral”, que está destacado em amarelo do lado direito da tela. Na página que será aberta, entre as várias opções disponíveis, a eleitora ou o eleitor deve clicar na opção “Título Eleitoral”, que direciona para outra seção com a opção de “Consultar situação eleitoral”. Uma janela surgirá na tela e pedirá que seja informado o número do título, CPF ou nome.
Situações
A situação regular significa que a inscrição eleitoral está disponível para o exercício do voto e habilitada para transferência, revisão e emissão de segunda via.
Porém, isso não quer dizer que o eleitor tocantinense não possua débitos com a Justiça Eleitoral. O conceito de regularidade da situação eleitoral não se confunde com o de quitação (eleitor ou eleitora sem débitos).
Na situação cancelada, o título fica indisponível para votar e somente habilitado para transferência ou revisão, nos termos do artigo 26 da Resolução TSE nº 23.659/2021. A situação Suspensa também impede o exercício do voto e diz respeito aos motivos previstos no artigo 15 da Constituição Federal, além do cumprimento do serviço militar obrigatório.
Como regularizar
É também na página Autoatendimento Eleitoral que o eleitor pode dar os primeiros passos para regularizar o título cancelado. Basta acessar o Atendimento Eleitoral e, em seguida, “Regularize seu título eleitoral cancelado”. A ferramenta é válida tanto para quem reside no Brasil quanto para quem mora no exterior.
Clique aqui e confira os detalhes.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública.
Giovanna Brito (Estagiária Ascom/TRE-TO)
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios