PROPAGANDA ELEITORAL
Eleições 2024: Propaganda Eleitoral no Rádio e na TV Inicia nesta sexta-feira; confira dias e horários
Veículos de comunicação reservam espaço para candidatos a prefeito e vereador apresentarem suas propostas até o dia 3 de outubro.
30/08/2024
07:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A partir desta sexta-feira (30), a propaganda eleitoral no rádio e na televisão começa a ser veiculada em todo o país, dando espaço para que candidatos a prefeito e vereador nas eleições de 2024 apresentem suas propostas aos eleitores. Essa programação especial vai até o dia 3 de outubro, antecedendo o primeiro turno das eleições, marcado para o dia 6 de outubro.
Os candidatos a prefeito e vereador terão horários dedicados para expor suas plataformas de campanha no rádio e na TV durante o primeiro turno. Em municípios onde houver segundo turno para a escolha do prefeito, a propaganda eleitoral continuará entre os dias 11 e 25 de outubro, com a votação final prevista para o dia 27.
A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), destacou nesta quinta-feira (29) a importância da propaganda eleitoral gratuita como um pilar do processo democrático, reforçando que essa é uma oportunidade crucial para os eleitores se informarem sobre as propostas dos candidatos.
“O horário eleitoral gratuito é uma ferramenta fundamental de informação no processo democrático, permitindo que os eleitores conheçam as propostas e os candidatos de forma ampla e acessível,” afirmou a ministra.
Dias e Horários da Propaganda Eleitoral
O horário eleitoral gratuito será transmitido em blocos de 10 minutos, de segunda a sábado, e será focado nas candidaturas a prefeito. No rádio, os blocos irão ao ar das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, os horários serão das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.
A publicidade eleitoral dos candidatos a vereador será realizada por meio de inserções durante a programação regular dos veículos de comunicação, ocupando intervalos ao longo do dia. Esse tempo será dividido em 70 minutos diários, sendo 40% dedicado aos candidatos a vereador e 60% aos candidatos a prefeito, com as inserções ocorrendo entre 5h e meia-noite.
Outras Formas de Propaganda
A campanha eleitoral oficialmente começou no dia 16 de agosto, permitindo que os candidatos realizem campanhas nas ruas, na internet e nas redes sociais. Desde então, eles estão autorizados a pedir votos e a apresentar suas propostas de governo diretamente ao eleitorado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios