"DÓLAR FURADO"
Irmãos encontram ‘herança’ de 32 milhões em Cruzados após morte do pai em Araguaína
Descoberta foi feita em mala com notas antigas que já não têm valor econômico, mas podem interessar a colecionadores
29/10/2024
16:00
G1
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Moradores de Araguaína, no norte do Tocantins, os irmãos de Waloar Pereira Magalhães descobriram uma surpreendente herança nos pertences do pai falecido: uma mala contendo quase 32 milhões de Cruzados, moeda que circulou no Brasil entre 1986 e 1989. As notas foram encontradas em estado desgastado, com dobras e manchas, o que reduz seu valor de mercado, segundo especialistas.
Waloar, técnico de manutenção, explicou que a descoberta ocorreu após ele e os irmãos finalmente abrirem a mala, que estava há muito tempo guardada na casa do pai. “Ele faleceu, e não mexíamos em nada. Até que encontramos uma mala cheia de dinheiro”, contou.
O Cruzado foi uma das várias moedas que circularam no Brasil nas décadas de 1980 e 1990, sendo substituído pelo Cruzado Novo, Cruzeiro, Cruzeiro Real e, finalmente, pelo Real em 1994. O presidente do Clube Numismático do Rio de Janeiro, André Luiz Padilha, explicou que as notas encontradas têm pouco valor financeiro, especialmente devido ao desgaste e à alta produção dessas cédulas na época.
“O valor numismático das cédulas encontradas é muito baixo, já que estão gastas e eram amplamente produzidas. Para os colecionadores, notas em condições precárias como essas não têm muito interesse”, disse Padilha.
Apesar da baixa expectativa de lucro, Waloar e seus irmãos ainda esperam encontrar colecionadores interessados ou até mesmo trocar o dinheiro por reais, se possível. “Se houver uma forma de converter o dinheiro, seria uma chance de começar uma nova vida”, afirmou Waloar, expressando otimismo.
Padilha sugeriu que os irmãos considerem doar as cédulas a instituições de ensino, museus ou casas de cultura, destacando o valor histórico das notas: “Essas cédulas podem ser utilizadas para educar as novas gerações sobre a história monetária do Brasil.”
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governo planeja aumentar isenção do imposto de renda para R$ 3.036 em 2025
Leia Mais
Novos valores e regras do salário-família em 2025: saiba quem tem direito e como solicitar
Leia Mais
Com medo de passar mal, deputado acusado de matar Marielle evita cateterismo
Leia Mais
Fiscalização do Pix não afetará renda de autônomos, esclarece Receita Federal
Municípios