POLÍTICA
Governo do Tocantins recebe embaixador da Bélgica para estreitar laços e explorar cooperação econômica
Visita diplomática destaca o potencial do Estado e convida para Missão Econômica presidida pela princesa Astrid
31/10/2024
19:55
SECOM
DA REDAÇÃO
O embaixador da Bélgica no Brasil, Peter Claes, esteve no Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos, nesta quinta-feira (31), onde foi recebido pelo secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, representando o governador Wanderlei Barbosa. A visita diplomática teve como principal objetivo fortalecer as relações entre o Tocantins e a Bélgica, com foco em parcerias econômicas, investimentos estratégicos e intercâmbio cultural.
Deocleciano Gomes destacou o desenvolvimento econômico do Tocantins, mencionando os índices nacionais de geração de emprego e a localização estratégica do Estado, que conta com a Ferrovia Norte-Sul, importantes rodovias e potencial para hidrovias. “Com grande satisfação, recebemos o embaixador da Bélgica, em nome do governador Wanderlei Barbosa, e mostramos as potencialidades do nosso Estado. Temos grande interesse em promover parcerias que impulsionem ainda mais o nosso desenvolvimento”, afirmou.
Durante o encontro, o embaixador Peter Claes parabenizou o governador pelo trabalho realizado e anunciou o convite para que o Tocantins participe da Missão Econômica Belga, que será presidida pela princesa Astrid da Bélgica. O evento ocorrerá entre 22 de novembro e 1º de dezembro de 2024, em São Paulo e Rio de Janeiro, reunindo empresários de diversos setores e acadêmicos de universidades belgas. O foco da missão inclui agricultura, energias renováveis, meio ambiente, logística, educação e cultura.
“É uma alegria estar no Tocantins e conhecer Palmas. Vejo um enorme potencial de cooperação entre a Bélgica e o Estado. Esperamos que o Tocantins esteja presente na Missão Econômica, o que seria muito positivo para estreitar nossas relações”, ressaltou o embaixador.
Durante a visita, representantes do governo apresentaram as áreas de destaque do Estado:
Os secretários de Turismo, Hercy Filho, e de Cultura, Tião Pinheirão, apresentaram os atrativos turísticos e as riquezas culturais do Tocantins, destacando o potencial de intercâmbio e valorização das tradições locais. Por sua vez, o secretário interino da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Antônio de Souza, destacou a capacidade do Estado de receber investimentos estrangeiros, reforçando a receptividade para novos empreendimentos.
O encontro diplomático marca um importante passo para o Tocantins no cenário internacional, abrindo portas para investimentos e parcerias que prometem fortalecer o desenvolvimento econômico e social do Estado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios