POLÍTICA
Presidente da Aleto discute leis de promoção da Igualdade Racial com secretário de Estado
Reunião abordou políticas públicas para a população negra, indígena e quilombola do Tocantins
24/02/2025
19:15
DA REDAÇÃO
Também participaram da reunião o secretário executivo da Pasta, Rogério Castro, a assessora jurídica, Ana Claudia e o assessor Glenio Marques ©Ísis Oliveira/Dicom Aleto
O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), recebeu nesta segunda-feira (24) o secretário de Igualdade Racial do Estado, Adão Francisco de Oliveira, para discutir políticas públicas voltadas à população negra, indígena e quilombola do Tocantins.
Durante o encontro, Adão Francisco apresentou os projetos em andamento pela recém-criada Secretaria de Igualdade Racial, destacando iniciativas como o estímulo ao turismo de base, apoio às manifestações culturais negras e o fortalecimento das comunidades quilombolas e afrodescendentes no Estado.
Um dos principais pontos discutidos foi a necessidade de apoio legislativo para a implementação de ações do Executivo, incluindo a criação do Sistema Estadual de Promoção da Igualdade Racial. A proposta visa garantir a efetivação de políticas estruturantes para a inclusão e valorização das comunidades negras do Tocantins.
"Estamos atuando para implementar diversos projetos, ouvindo grupos da sociedade e dialogando com prefeitos. Como uma secretaria nova, precisamos do apoio de todos, inclusive desta Assembleia, que cria e aprova leis. Nosso objetivo é claro: garantir oportunidades à população negra do Tocantins, historicamente marginalizada em todo o país." – afirmou o secretário Adão Francisco.
O presidente da Aleto, Amélio Cayres, parabenizou o secretário pelo empenho e garantiu o apoio do Legislativo na criação de leis que promovam a inclusão social e a igualdade racial no Estado.
"Nosso Tocantins tem uma maioria populacional negra e devemos ter um olhar atento para garantir leis que apoiem essa causa. Precisamos consolidar, na prática, a igualdade racial que buscamos como representantes do povo. Contem conosco para esse avanço." – destacou Cayres.
✔ Apoio legislativo para a implementação do Sistema Estadual de Promoção da Igualdade Racial
✔ Criação de leis para fortalecimento das comunidades negras, indígenas e quilombolas
✔ Desenvolvimento de políticas públicas para estímulo ao turismo de base e manifestações culturais afrodescendentes
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump faz ameaças a Cuba, defende fim do regime e sugere Marco Rubio como futuro presidente da ilha
Leia Mais
Morre em Natal a atriz Titina Medeiros, de “Cheias de Charme” e “No Rancho Fundo”, aos 49 anos
Leia Mais
Idas de Bolsonaro ao hospital após prisão não geram grandes manifestações de apoiadores
Leia Mais
Vaticano teria tentado mediar asilo de Nicolás Maduro na Rússia antes da operação dos EUA
Municípios