POLÍTICA
STF julgará denúncia contra Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe no dia 25 de março
Primeira Turma da Corte avaliará se há elementos suficientes para abertura de ação penal
15/03/2025
07:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciará no próximo dia 25 de março a análise da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados de participação na tentativa de golpe de Estado em 2022.
O grupo denunciado faz parte do núcleo apontado pela PGR como envolvido na tentativa de ruptura democrática.
A análise da denúncia será feita pela Primeira Turma do STF, composta pelos seguintes ministros:
✔ Alexandre de Moraes (relator do caso)
✔ Cristiano Zanin (presidente da Turma)
✔ Luiz Fux
✔ Flávio Dino
✔ Cármen Lúcia
Desde 2023, uma mudança nas regras internas do STF devolveu às Turmas a competência para analisar casos penais, ou seja, processos criminais em que se apura se houve crime. Como a denúncia contra Bolsonaro e aliados chegou ao STF em fevereiro de 2025, ela será julgada pela Primeira Turma, já que o relator do caso, Alexandre de Moraes, faz parte desse colegiado.
Caso haja necessidade, a Turma pode decidir levar o caso ao Plenário do STF, ampliando a análise para todos os ministros da Corte.
Neste primeiro momento, os ministros vão definir se aceitam a denúncia da PGR, ou seja, se há elementos mínimos para iniciar uma ação penal.
Caso a denúncia seja aceita:
📌 Bolsonaro e os demais acusados se tornam réus e passam a responder formalmente ao processo;
📌 A defesa poderá apresentar argumentos e provas;
📌 Somente após a tramitação do processo será decidido se haverá condenação ou absolvição dos envolvidos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nova tabela do Imposto de Renda 2025 entra em vigor com isenção para quem ganha até dois salários mínimos
Leia Mais
Igreja Católica reage à imagem de Trump vestido de papa: “Não zombe de nós”
Leia Mais
Bolsonaro recebe alta médica três semanas após cirurgia intestinal em Brasília
Leia Mais
Collor segue em prisão domiciliar humanitária com tornozeleira e autorização para receber familiares
Municípios