Política / Justiça
PF cumpre novos mandados em Palmas na 9ª fase da Operação Sisamnes
Ação mira suspeitos de vazar informações judiciais e conceder privilégios ilegais a investigados presos
28/05/2025
07:40
G1
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (30), a 9ª fase da Operação Sisamnes, cumprindo três mandados de busca e apreensão em Palmas (TO). A operação visa aprofundar as investigações sobre o vazamento e possível comercialização de informações sigilosas relacionadas a operações policiais.
Autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a nova etapa da operação também apura supostos privilégios ilegais concedidos a investigados presos em fases anteriores. Segundo a PF, os suspeitos teriam tido acesso antecipado a detalhes de medidas judiciais, o que comprometeu o êxito de ações policiais.
Dois investigados desta fase foram proibidos de deixar o país, tiveram seus passaportes apreendidos e estão impedidos de manter contato entre si, conforme determinado pela Justiça.
A Operação Sisamnes investiga crimes como obstrução de justiça, violação de sigilo funcional, corrupção ativa e passiva. Nas fases anteriores, o caso já levou à prisão de Thiago Marcos Barbosa, advogado e sobrinho do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa. Embora citado na decisão do STF, o governador não é alvo direto da investigação.
Também foi alvo de busca, em março deste ano, o procurador de Justiça Ricardo Vicente da Silva, do Ministério Público do Tocantins.
De acordo com a Polícia Federal, foi descoberta uma rede clandestina de monitoramento e venda de informações sigilosas relacionadas a investigações supervisionadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). O vazamento comprometia o andamento de operações sensíveis, frustrando mandados e estratégias da PF.
A nova fase reforça o avanço da PF no cerco a um esquema de proteção ilegal a investigados, evidenciando que as investigações se concentram também em benefícios indevidos durante a prisão de alvos da operação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Eduardo Bolsonaro reage a operação contra o pai e diz que Moraes "dobrou a aposta"
Leia Mais
PF encontra US$ 14 mil e R$ 8 mil na casa de Bolsonaro; ex-presidente terá que usar tornozeleira eletrônica e está proibido de usar redes sociais
Leia Mais
Trump é diagnosticado com insuficiência venosa crônica após fotos revelarem inchaço nas pernas e mão maquiada
Leia Mais
Jair Bolsonaro é alvo de mandados da PF por ordem do STF e usará tornozeleira eletrônica
Municípios