Política / Justiça
PF cumpre novos mandados em Palmas na 9ª fase da Operação Sisamnes
Ação mira suspeitos de vazar informações judiciais e conceder privilégios ilegais a investigados presos
28/05/2025
07:40
G1
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (30), a 9ª fase da Operação Sisamnes, cumprindo três mandados de busca e apreensão em Palmas (TO). A operação visa aprofundar as investigações sobre o vazamento e possível comercialização de informações sigilosas relacionadas a operações policiais.
Autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a nova etapa da operação também apura supostos privilégios ilegais concedidos a investigados presos em fases anteriores. Segundo a PF, os suspeitos teriam tido acesso antecipado a detalhes de medidas judiciais, o que comprometeu o êxito de ações policiais.
Dois investigados desta fase foram proibidos de deixar o país, tiveram seus passaportes apreendidos e estão impedidos de manter contato entre si, conforme determinado pela Justiça.
A Operação Sisamnes investiga crimes como obstrução de justiça, violação de sigilo funcional, corrupção ativa e passiva. Nas fases anteriores, o caso já levou à prisão de Thiago Marcos Barbosa, advogado e sobrinho do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa. Embora citado na decisão do STF, o governador não é alvo direto da investigação.
Também foi alvo de busca, em março deste ano, o procurador de Justiça Ricardo Vicente da Silva, do Ministério Público do Tocantins.
De acordo com a Polícia Federal, foi descoberta uma rede clandestina de monitoramento e venda de informações sigilosas relacionadas a investigações supervisionadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). O vazamento comprometia o andamento de operações sensíveis, frustrando mandados e estratégias da PF.
A nova fase reforça o avanço da PF no cerco a um esquema de proteção ilegal a investigados, evidenciando que as investigações se concentram também em benefícios indevidos durante a prisão de alvos da operação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena acumula e prêmio sobe para R$ 85 milhões após ninguém acertar as seis dezenas
Leia Mais
STF determina reabertura da investigação contra Valdemar Costa Neto por suposta participação na tentativa de golpe de Estado
Leia Mais
STF condena réus do núcleo das fake news a até 17 anos de prisão
Leia Mais
Ministro Luiz Fux pede transferência da Primeira para a Segunda Turma do STF
Municípios