Palmas (TO), Sábado, 19 de Julho de 2025

Política / Justiça

Lula reage a sanção dos EUA contra Moraes: “Intimidação não funcionará”

Após revogação de vistos pelo governo Trump, presidente brasileiro defende STF e condena tentativa de interferência estrangeira

19/07/2025

09:15

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou apoio ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), neste sábado (19), após o governo de Donald Trump revogar o visto do magistrado e de outros integrantes da Corte. A retaliação, classificada como “arbitrária” pelo Planalto, ocorreu horas depois de Moraes determinar medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), incluindo o uso de tornozeleira eletrônica.

Em nota oficial, Lula afirmou que a medida dos Estados Unidos “fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações” e garantiu que nenhum tipo de pressão internacional vai intimidar o sistema de Justiça brasileiro:

“Minha solidariedade e apoio aos ministros do STF atingidos por mais uma medida arbitrária e completamente sem fundamento do governo dos EUA. Estou certo de que nenhum tipo de intimidação ou ameaça comprometerá a missão das instituições nacionais: a defesa do Estado Democrático de Direito”, declarou Lula.

Medida contra Moraes e aliados do STF

A decisão foi anunciada na sexta-feira (18) pelo secretário de Estado Marco Rubio, a mando do presidente norte-americano Donald Trump. Além de Alexandre de Moraes, outros sete ministros do STF e seus familiares tiveram seus vistos revogados com efeito imediato.

Segundo Rubio, a ação visa responder à “caça às bruxas” promovida contra Jair Bolsonaro — narrativa adotada por Trump para justificar o tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros, em vigor a partir de 1º de agosto. Entre os ministros afetados estão:

  • Luís Roberto Barroso

  • Dias Toffoli

  • Cristiano Zanin

  • Flávio Dino

  • Cármen Lúcia

  • Edson Fachin

  • Gilmar Mendes

Apenas Luiz Fux, André Mendonça e Nunes Marques — este último indicado por Bolsonaro — não foram atingidos.

Reações no governo brasileiro

Diversas autoridades do governo Lula condenaram a decisão norte-americana:

  • O advogado-geral da União, Jorge Messias, classificou o ato como uma tentativa de intimidação:

“Nenhum expediente inidôneo ou ato conspiratório sórdido intimidará o Poder Judiciário brasileiro em seu agir independente e digno”, declarou em rede social.

  • A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), também reagiu com veemência:

“Trata-se de uma afronta ao Judiciário brasileiro e à soberania nacional. Essa retaliação agressiva e mesquinha revela o nível da conspiração de Jair Bolsonaro e seu filho Eduardo Bolsonaro contra o Brasil”, afirmou.

Contexto: escalada de tensões com os EUA

A revogação de vistos e o tarifaço de Trump intensificam a crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos. No centro das tensões está a defesa de Jair Bolsonaro por aliados nos EUA, liderados por Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que também atacou Moraes em entrevistas e sugeriu que o Brasil pode ser “mergulhado no caos” caso não ceda às exigências de Trump.

A narrativa trumpista sustenta que o ex-presidente brasileiro é vítima de perseguição política, tese rejeitada pelo STF, que conduz diversas ações penais contra Bolsonaro por tentativa de golpe, obstrução de Justiça e ataques ao sistema eleitoral.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: