Política / Justiça
Alexandre de Moraes bloqueia contas, bens e Pix de Eduardo Bolsonaro
Deputado é investigado por suposta tentativa de obstruir a Justiça brasileira com apoio internacional; medida visa “asfixia financeira”
21/07/2025
19:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio integral de contas bancárias, bens, propriedades e chave Pix do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A decisão, tomada no sábado (19) e mantida sob sigilo judicial, atinge também o salário parlamentar do filho do ex-presidente, que ficará retido.
A medida foi solicitada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no âmbito das investigações sobre a atuação de Eduardo no exterior — mais precisamente nos Estados Unidos, onde teria feito articulações com o governo de Donald Trump para pressionar autoridades americanas contra o STF e, segundo a PGR, obstruir a Justiça brasileira no processo sobre tentativa de golpe de Estado.
A ação determinada por Moraes tem como finalidade impedir que Eduardo Bolsonaro continue financiando ou articulando ações contra o andamento do processo no STF. A PGR argumenta que o parlamentar passou a intensificar suas práticas ilícitas após a operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, deflagrada na sexta-feira (18).
“A decisão de Alexandre de Moraes é uma tentativa de me calar, mas estou disposto a ir até o fim. Pode prender meu pai, que isso não vai mudar minha conduta”, declarou Eduardo em entrevista ao podcast Inteligência Ltda.
Eduardo Bolsonaro teria se deslocado aos Estados Unidos com o apoio do pai, que, segundo depoimento à PF, enviou R$ 2 milhões para bancar sua permanência no país e facilitar contatos com a equipe de Donald Trump. O objetivo seria pressionar o governo norte-americano contra o STF, alegando perseguição política.
A ida do deputado a Washington teve consequências diplomáticas:
Donald Trump anunciou tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, válida a partir de 1º de agosto
Vistos de ministros do STF e seus familiares foram suspensos pelo governo Trump
A operação da PF que atingiu Jair Bolsonaro reforçou os indícios de articulação golpista
Eduardo Bolsonaro é investigado por atuação internacional com o objetivo de deslegitimar o Judiciário brasileiro
Moraes determinou restrições cautelares severas contra ambos
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump ameaça ampliar presença naval no Oriente Médio e pressiona Irã por acordo nuclear
Leia Mais
Trump ameaça ampliar presença naval no Oriente Médio e pressiona Irã por acordo nuclear
Leia Mais
Câmara aprova criação da Universidade Federal do Esporte com sede em Brasília
Leia Mais
Renda de um salário mínimo não impede acesso ao Bolsa Família; critério é valor por pessoa da família
Municípios