Saúde
Estudo revela que consumo de brócolis, couve-flor e couve reduz em 20% o risco de câncer de intestino
Pesquisa chinesa aponta que vegetais crucíferos têm compostos que ajudam a inibir células cancerígenas e proteger o organismo
24/08/2025
06:30
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
O consumo regular de vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, couve e repolho, pode reduzir em até 20% o risco de câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino. A conclusão é de um estudo conduzido por pesquisadores da Inner Mongolia University for the Nationalities, na China, publicado na revista científica BMC Gastroenterology.
A pesquisa reuniu dados de 17 estudos internacionais, com 639.539 participantes e 97.595 casos da doença. Os resultados foram consistentes: indivíduos que consumiam maiores quantidades de crucíferos apresentavam risco significativamente menor em comparação aos que ingeriam menos desses alimentos.
O efeito protetor ficou evidente a partir do consumo diário de 20 gramas desses vegetais, aumentando para quem consumia entre 40 e 60 gramas por dia. Acima dessa quantidade, não houve evidências de benefícios adicionais.
Esses alimentos concentram fibras, vitamina C, carotenoides e flavonoides, além dos glucosinolatos — compostos que, ao serem metabolizados, ajudam a induzir a morte de células cancerígenas e a inibir enzimas ligadas à ativação de substâncias carcinogênicas.
Segundo os pesquisadores, os resultados podem embasar estratégias clínicas de prevenção e até auxiliar no tratamento da doença.
De acordo com a Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (Iarc/OMS), o câncer de intestino é o terceiro mais comum no mundo e o segundo em número de mortes, com cerca de 1,9 milhão de novos casos e 903 mil óbitos anuais. A preocupação é crescente diante do aumento dos diagnósticos em pessoas mais jovens, o que tem levado cientistas a reforçar a importância de hábitos preventivos, como atividade física e alimentação equilibrada.
A pesquisadora Vijaya Surampudi, da Universidade da Califórnia (UCLA), lembra que o tema é estudado desde 1997 e que o efeito dos crucíferos vai além da proteção intestinal.
“Com o brócolis, especificamente, há uma grande quantidade de sulforafano, um composto vegetal anticâncer associado à redução do risco de câncer de próstata, mama, cólon e oral”, destacou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena acumula e prêmio sobe para R$ 85 milhões após ninguém acertar as seis dezenas
Leia Mais
STF determina reabertura da investigação contra Valdemar Costa Neto por suposta participação na tentativa de golpe de Estado
Leia Mais
STF condena réus do núcleo das fake news a até 17 anos de prisão
Leia Mais
Ministro Luiz Fux pede transferência da Primeira para a Segunda Turma do STF
Municípios