Política / Justiça
Depoimento do “Careca do INSS” à CPMI está marcado para segunda-feira
Lobista Antônio Carlos Camilo Antunes foi preso pela PF na Operação Cambota, desdobramento da investigação sobre fraudes no INSS
14/09/2025
10:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, deve prestar depoimento à CPMI do INSS nesta segunda-feira (15), às 16h. Preso pela Polícia Federal na última sexta-feira (12), ele é apontado como peça central no esquema de descontos ilegais em benefícios de aposentados e pensionistas.
Apesar da prisão, o presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou que solicitará ao Supremo Tribunal Federal (STF) a liberação do investigado para que ele compareça à CPMI.
“Ele já estava convocado, já tinha sido intimado pela Polícia Legislativa e eu espero que o STF mantenha a ida dele, para que possa prestar esclarecimentos de como conseguiu roubar a Previdência brasileira, quem são os servidores envolvidos e quais políticos foram favorecidos”, disse Viana.
A prisão de Antunes ocorreu no âmbito da Operação Cambota, autorizada pelo ministro do STF André Mendonça. A ação é um desdobramento da Operação Sem Desconto, que apura uma das maiores fraudes já registradas contra a seguridade social no país.
Na mesma operação, também foi preso o empresário Maurício Camisotti, igualmente convocado a depor na comissão.
O “Careca do INSS” é considerado pelos parlamentares como o “epicentro operacional” do esquema. Apenas para sua convocação, foram apresentados 14 requerimentos, incluindo os do próprio presidente da CPMI e do relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL).
Em um dos pedidos (REQ 35/2025), o senador Izalci Lucas (PL-DF) destacou que relatórios de inteligência financeira apontam movimentações “atípicas e colossais” nas contas de Antunes, incompatíveis com qualquer atividade lícita.
“Tais cifras estratosféricas constituem evidência robusta de seu protagonismo na arquitetura financeira de uma das maiores fraudes já perpetradas contra a seguridade social brasileira”, afirmou Izalci.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Eve, da Embraer, realiza primeiro voo do protótipo de eVTOL em escala real
Leia Mais
Após laudo da PF, Moraes concede prisão domiciliar humanitária ao general Augusto Heleno
Leia Mais
Sem mandato, Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem perdem passaportes diplomáticos
Leia Mais
Sem mandato, Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem perdem passaportes diplomáticos
Municípios