Internacional
Casa Branca remove vídeo de Trump com conteúdo racista envolvendo casal Obama
Postagem foi retirada após forte repercussão negativa; governo afirma que publicação foi erro de funcionário
06/02/2026
16:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Donald Trump teve um vídeo removido de seu perfil na rede social Truth Social após ampla repercussão negativa dentro e fora dos Estados Unidos. A publicação mostrava o ex-presidente Barack Obama e a ex-primeira-dama Michelle Obama representados digitalmente como macacos, em conteúdo classificado como racista por críticos.
A postagem ocorreu na noite de quinta-feira (5) e foi retirada horas depois. Segundo a agência Reuters, uma autoridade do governo americano, que preferiu não se identificar, afirmou que “um funcionário da Casa Branca cometeu um erro ao fazer a postagem. Ela foi removida”.
O vídeo também reiterava, sem apresentar provas, a alegação de que a vitória de Joe Biden nas eleições de 2020 teria sido fraudulenta. Ao final da gravação, os rostos do casal Obama apareciam inseridos digitalmente em corpos de macacos.

A porta-voz presidencial Karoline Leavitt tentou justificar o conteúdo, classificando-o como “um meme da internet que mostra o presidente Trump como o Rei da Selva e os democratas como personagens do Rei Leão”.
Mesmo integrantes do Partido Republicano criticaram a publicação. O senador Tim Scott escreveu em rede social que rezava para que o vídeo fosse falso, classificando-o como “a coisa mais racista que já vi sair desta Casa Branca”.
Apesar da exclusão do conteúdo, não houve pedido público de desculpas por parte de Trump ou da Casa Branca até o momento. A família Obama também não se manifestou sobre o episódio.
O caso reacende o debate sobre o uso de redes sociais por autoridades públicas e os limites da liberdade de expressão no ambiente digital, especialmente quando envolvem discursos com potencial ofensivo ou discriminatório.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CPF é transparência que garante a confiança nas eleições
Leia Mais
Justiça do Rio revoga liberdade condicional do ex-goleiro Bruno
Leia Mais
Lula condiciona criação do Ministério da Segurança à aprovação da PEC no Congresso
Leia Mais
Sicredi lidera ranking do Banco Central e se destaca entre as melhores projeções macroeconômicas do país
Municípios