Política / Justiça
Valdemar admite “planejamento de golpe”, mas nega crime e cobra anistia no Congresso
Presidente do PL defende união da direita para 2026 e afirma que apenas Bolsonaro, Tarcísio ou Michelle poderiam vencer Lula
14/09/2025
20:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou neste sábado (13), durante o Rocas Festival, em Itu (SP), que “houve um planejamento de golpe” no Brasil, mas negou que o ato configurasse crime. Segundo ele, o verdadeiro problema teria sido a “bagunça” dos atos de 8 de janeiro de 2023, classificados pelo STF como tentativa de golpe de Estado.
“Houve um planejamento de golpe, mas nunca teve o golpe efetivamente. No Brasil, a lei diz o seguinte: se você planejar um assassinato, mas não fez nada, não tentou, não é crime. O golpe não foi crime”, declarou Valdemar, em debate ao lado de Gilberto Kassab (PSD), mediado pelo deputado Tomé Abduch (Republicanos-SP).
Durante o encontro, Valdemar reforçou que a prioridade da direita, após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), deve ser a aprovação de uma anistia no Congresso Nacional. Ele afirmou que PP e União Brasil já estariam alinhados à proposta e cobrou posição do presidente do Republicanos, Marcos Pereira:
“Tenho reunião a semana que vem e vou cobrar. Marcos, nós elegemos o teu presidente da Câmara, agora você precisa retribuir. Se tivermos esses partidos unidos, nós vamos aprovar anistia, pode ter certeza”.
Kassab, por sua vez, se declarou a favor da medida, recebendo aplausos da plateia.
Valdemar Costa Neto também destacou que a direita precisa conquistar a maioria no Senado em 2026, citando a meta de eleger pelo menos 45 senadores. Ele defendeu que uma eventual união entre Bolsonaro, Ronaldo Caiado, Romeu Zema, Tarcísio de Freitas e Ratinho Júnior poderia garantir vitória eleitoral.
Segundo o presidente do PL, apenas Bolsonaro, Tarcísio ou Michelle Bolsonaro teriam chances reais de derrotar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“É Bolsonaro quem vai escolher o candidato e o vice da chapa”, concluiu.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Eve, da Embraer, realiza primeiro voo do protótipo de eVTOL em escala real
Leia Mais
Após laudo da PF, Moraes concede prisão domiciliar humanitária ao general Augusto Heleno
Leia Mais
Sem mandato, Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem perdem passaportes diplomáticos
Leia Mais
Sem mandato, Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem perdem passaportes diplomáticos
Municípios