Política / Eleições 2026
Quaest: Lula amplia vantagem sobre família Bolsonaro e Ciro Gomes surge como adversário mais competitivo em 2026
Diretor da Quaest aponta desgaste de Eduardo Bolsonaro e destaca que Lula poderia vencer no 1º turno em cenários com divisão da direita
18/09/2025
07:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A mais recente pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira (18), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém liderança em todos os cenários de 2º turno da eleição presidencial de 2026, ampliando a vantagem sobre nomes da família Bolsonaro. O levantamento também destacou a competitividade de Ciro Gomes (PDT), que aparece pela primeira vez testado contra Lula.
Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, o dado mais relevante é que Eduardo Bolsonaro (PL-SP) apresenta o maior desgaste entre os três membros da família do ex-presidente.
Comparado à pesquisa de agosto, Lula ampliou sua diferença em relação aos principais nomes ligados a Jair Bolsonaro:
Jair Bolsonaro (PL): de 12 para 13 pontos (47% x 34%);
Michelle Bolsonaro (PL): de 13 para 15 pontos (47% x 32%);
Eduardo Bolsonaro (PL): de 15 para 18 pontos (47% x 29%).
Nunes avalia que Eduardo é o mais fragilizado:
“Eduardo parece ter vivenciado um desgaste um pouco maior [entre os integrantes da família Bolsonaro]”, afirmou o diretor da Quaest.
A pesquisa mostra que Lula mantém vantagem também sobre outros nomes da direita e centro-direita:
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 8 pontos de vantagem (43% x 35%);
Ratinho Júnior (PSD): 12 pontos (44% x 32%);
Romeu Zema (Novo): 13 pontos (45% x 32%);
Ronaldo Caiado (União Brasil): 15 pontos (46% x 31%);
Eduardo Leite (PSD): 19 pontos (45% x 26%).
Testado pela primeira vez desde 2022, o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), surpreendeu: aparece com 33% das intenções de voto contra 40% de Lula, tornando-se o adversário mais competitivo, com diferença de apenas sete pontos.
Nunes destacou a força do pedetista neste cenário:
“Nas simulações de 2º turno, o que mais chama atenção é a competitividade de Ciro Gomes. Ele é o nome mais competitivo dentre todos os citados (7 pontos). O segundo mais competitivo é Tarcísio (8 pontos). O terceiro é Ratinho Jr. (12 pontos). Bolsonaro é apenas o quarto, com 13 pontos de diferença para Lula.”
O levantamento também sugere que, se a direita se dividir com candidaturas paralelas — como Eduardo Bolsonaro concorrendo junto com Tarcísio, Zema, Caiado ou Ratinho Jr. —, Lula pode alcançar 40% a 43% das intenções de voto, percentual superior à soma dos demais candidatos, o que abriria a possibilidade de vitória já no 1º turno.
A pesquisa também registrou estabilidade na avaliação do governo:
Aprovação: 46%
Desaprovação: 51%
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Quaest: Lula lidera em todos os cenários e venceria adversários no 2º turno em 2026
Leia Mais
Confira seu astral para esta quinta-feira, 18
Leia Mais
Gilmar Mendes questiona Congresso sobre rito de impeachment de ministros do STF
Leia Mais
Rueda, presidente do União Brasil, é citado em investigação da PF na Operação Carbono Oculto
Municípios