Política / Câmara Federal
Todos os deputados federais do Tocantins votam a favor da urgência para projeto de anistia
Proposta acelera tramitação de texto que pode beneficiar condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro; definição do conteúdo final ainda depende de negociações
17/09/2025
22:45
DA REDAÇÃO
Toinho Andrade; Vicentinho Junior; Alexandre Guimarães; Carlos Gaguim; Ricardo Ayres; Filipe Martins; Eli Borges; Tiago Dimas
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), por 311 votos favoráveis, 163 contrários e 7 abstenções, o regime de urgência para o Projeto de Lei da Anistia, que trata do perdão a envolvidos em atos golpistas ocorridos a partir de 2022. A medida acelera a tramitação do texto, que agora poderá ser votado diretamente em plenário, sem passar pelas comissões.
A bancada do Tocantins foi unânime e votou integralmente a favor da urgência.
Toinho Andrade (Republicanos)
Vicentinho Júnior (Progressistas)
Alexandre Guimarães (Republicanos)
Carlos Gaguim (União Brasil)
Ricardo Ayres (Republicanos)
Filipe Martins (PL)
Eli Borges (PL)
Tiago Dimas (Podemos)
O projeto utilizado para aprovar a urgência é de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ). O texto original prevê anistia para todos que participaram ou apoiaram manifestações de motivação política ou eleitoral entre 30 de outubro de 2022 (data do segundo turno da eleição presidencial) e a entrada em vigor da lei.
Isso incluiria não apenas os que estiveram fisicamente nos atos, mas também aqueles que ofereceram apoio logístico, doações, serviços ou publicações em redes sociais.
No entanto, ainda não está definido se a redação final contemplará também o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o texto passará por ajustes e negociações antes de ser votado.
Com a urgência aprovada, caberá à Mesa Diretora definir o relator e agendar a votação do mérito no plenário. Depois, o projeto seguirá para análise no Senado Federal.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Inmetro realiza operação nacional para fiscalizar bombas de combustíveis
Leia Mais
Com dívida de R$ 33 milhões, Secom tem orçamento comprometido até fevereiro de 2026
Leia Mais
Quaest: Lula amplia vantagem sobre família Bolsonaro e Ciro Gomes surge como adversário mais competitivo em 2026
Leia Mais
Quaest: Lula lidera em todos os cenários e venceria adversários no 2º turno em 2026
Municípios