Política / Justiça
Ministério Público da Itália dá parecer favorável à extradição de Carla Zambelli
Deputada do PL está presa em Roma desde julho; decisão final caberá à Justiça e ao governo italiano
22/10/2025
18:00
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
O Ministério Público da Itália emitiu, nesta terça-feira (22), parecer favorável à extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) para o Brasil. A informação foi confirmada pela Advocacia-Geral da União (AGU), que representa o governo brasileiro no processo.
Zambelli está presa cautelarmente em Roma desde 29 de julho, por decisão da Justiça italiana, que considerou haver “grave risco de fuga”. A parlamentar foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão, após ser considerada autora intelectual da invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023.
De acordo com a investigação, Carla Zambelli encomendou ao hacker Walter Delgatti a invasão do sistema eletrônico do CNJ, que resultou na emissão de um mandado falso de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes. O hacker confirmou, em depoimento, que agiu a mando da deputada. Ambos foram condenados pelo Supremo.
Antes de a condenação transitar em julgado, Zambelli fugiu para a Itália, país do qual possui dupla cidadania, e pediu asilo político. Após a fuga, foi incluída na difusão vermelha da Interpol, sendo capturada nos arredores de Roma e encaminhada à penitenciária feminina de Rebibbia.
O pedido formal de extradição foi protocolado pelo STF em 11 de junho e enviado ao governo italiano por meio do Itamaraty. O parecer favorável do MP italiano é uma etapa decisiva, mas ainda depende de julgamento pela Justiça do país.
Após a análise judicial, a decisão final caberá ao governo da Itália. Não há prazo definido para o encerramento do processo.
Enquanto isso, Zambelli permanece detida e também enfrenta, no Brasil, um processo de cassação de mandato na Câmara dos Deputados.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bruno Fernandes tem cinco dias para regularizar livramento condicional ou poderá ser preso novamente
Leia Mais
Anvisa registra seis mortes suspeitas por pancreatite ligadas a canetas emagrecedoras no Brasil
Leia Mais
Adolescente agredido por ex-piloto Pedro Turra morre após 16 dias internado no DF
Leia Mais
IPVA não é obrigatório para todos; veja quem pode obter isenção e como solicitar
Municípios