Esporte / Governo
Lula convida presidente da Fifa para conhecer Universidade do Esporte no Brasil
Gianni Infantino aceitou o convite durante encontro na Malásia; projeto une MEC e Ministério do Esporte
26/10/2025
07:30
DA REDAÇÃO
Luiz Inácio Lula da Silva e Gianni Infantino ©Ricardo Stuckert/PR
Durante compromissos oficiais na Malásia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu neste domingo (26) com o presidente da Fifa, Gianni Infantino, e o convidou a visitar o Brasil ainda neste ano para o lançamento da Universidade do Esporte, iniciativa anunciada em agosto pelo governo federal.
O projeto é uma parceria entre o Ministério do Esporte e o Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo formar profissionais qualificados, fortalecer a base esportiva nacional e impulsionar o desenvolvimento técnico e científico do esporte no país.
“Eu o recebi para uma breve conversa na sede da Asean, em Kuala Lumpur, na Malásia. Pretendo convidar dirigentes de outras entidades esportivas internacionais para o evento porque queremos trocar experiências e conhecimento na área”, afirmou Lula após o encontro.
A conversa entre Lula e Infantino ocorreu durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), em Kuala Lumpur.
Durante o encontro, o dirigente da Fifa presenteou Lula com uma camisa oficial e demonstrou entusiasmo com a proposta brasileira.
“Fiquei feliz com o entusiasmo de Infantino com a proposta da universidade e a disposição de fortalecimento de parceria com a Fifa”, destacou o presidente.
A Universidade do Esporte será uma instituição pública voltada à formação de técnicos, gestores, professores e pesquisadores ligados ao esporte. O projeto prevê a integração entre universidades federais e centros esportivos, com cursos de graduação, pós-graduação e especialização, além de intercâmbios com entidades internacionais.
O governo pretende lançar oficialmente o programa ainda em 2025, com presença de lideranças esportivas globais e representantes da Fifa, Comitê Olímpico Internacional (COI) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Durante a reunião, Lula também mencionou a vitória do Corinthians Feminino na Libertadores 2025, celebrando o crescimento e o reconhecimento do futebol feminino no Brasil e no exterior.
“O futebol feminino brasileiro vive um momento de conquistas e orgulho. Precisamos garantir que essa evolução chegue também à formação de base e à qualificação dos profissionais”, disse o presidente.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump se impressiona com o tempo em que Lula ficou preso e demonstra “empatia”, dizem assessores
Leia Mais
Lula sobre encontro com Trump na Malásia: “Dia muito feliz”
Leia Mais
Hugo Motta diz que diálogo volta a ocupar relação entre Brasil e EUA
Leia Mais
Reunião entre Lula e Trump marca retomada das negociações comerciais entre Brasil e Estados Unidos
Municípios