Política / Solidariedade
Lula presta solidariedade a famílias das vítimas de tornado no Paraná
Tempestade com ventos de até 250 km/h deixou seis mortos e mais de 400 feridos; governo envia ajuda humanitária e equipes da Defesa Civil à região
08/11/2025
11:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou, nesta sexta-feira (7), solidariedade às famílias das vítimas do tornado que atingiu municípios do centro-sul do Paraná, especialmente as cidades de Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava.
“Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava, no Paraná. E prestar minha solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas”, escreveu o presidente nas redes sociais.
De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a tempestade foi classificada como tornado de categoria F3, com ventos de até 250 km/h.
Ao menos seis pessoas morreram — cinco em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava — e 432 ficaram feridas.
Outras duas pessoas estão desaparecidas, e 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu sofreu algum tipo de destruição.
O município, que tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 400 km de Curitiba, teve casas, comércios e prédios públicos danificados.
Lula anunciou o envio de uma equipe ministerial à região, liderada pela ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e pelo ministro interino da Saúde, Adriano Massuda, além de técnicos da Defesa Civil Nacional.
“Técnicos da Defesa Civil Nacional especializados em ajuda humanitária e reconstrução já estão a caminho das cidades, e profissionais da Força Nacional do SUS prestarão auxílio à população e às equipes do governo paranaense envolvidas no resgate e no auxílio às vítimas”, afirmou o presidente.
Nas redes sociais, Gleisi Hoffmann destacou que o momento é de união de esforços.
“A missão é levar apoio do governo do Brasil às vítimas do tornado, com socorro e ajuda humanitária, além de iniciar os procedimentos para auxiliar na reconstrução”, publicou a ministra.
O governador Ratinho Junior decretou estado de emergência para facilitar a reconstrução e o acesso a recursos.
“Em Rio Bonito do Iguaçu, praticamente as pessoas hoje não têm aonde dormir. Estamos preparando desde ontem à noite alojamentos”, afirmou o governador.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump faz ameaças a Cuba, defende fim do regime e sugere Marco Rubio como futuro presidente da ilha
Leia Mais
Morre em Natal a atriz Titina Medeiros, de “Cheias de Charme” e “No Rancho Fundo”, aos 49 anos
Leia Mais
Idas de Bolsonaro ao hospital após prisão não geram grandes manifestações de apoiadores
Leia Mais
Vaticano teria tentado mediar asilo de Nicolás Maduro na Rússia antes da operação dos EUA
Municípios