Palmas (TO), Terça-feira, 16 de Dezembro de 2025

Economia / Logística

Suzano supera 5,5 milhões de toneladas de celulose exportadas pelo Porto de Santos após modernização de terminais

Ampliação dos terminais T32 e DP World eleva movimentação em 75% e reforça logística sustentável da companhia

16/12/2025

10:45

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Um ano após concluir a ampliação e modernização de seus terminais no Porto de Santos (SP), a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global em bioprodutos a partir do eucalipto, atingiu a marca de 5,525 milhões de toneladas de celulose exportadas. O volume representa um crescimento de 75% em relação ao período anterior às obras e reflete, também, o aumento da produção com a entrada em operação da Unidade Ribas do Rio Pardo (MS), em julho de 2024.

Logística eficiente e redução de emissões

Segundo Renan Volpatto, gerente executivo de Logística da Suzano, os resultados evidenciam o compromisso da companhia com eficiência operacional e sustentabilidade.

“Os resultados das nossas operações nos terminais em Santos refletem o comprometimento da Suzano e de toda a equipe envolvida em garantir operações cada vez mais eficientes e sustentáveis. Atualmente, nossa operação logística foi estruturada para que toda a produção destinada ao Porto de Santos seja transportada por ferrovia, representando um avanço importante na estratégia de redução do uso de combustíveis fósseis e das emissões associadas”, afirmou.

Para Patricia Lascosque, superintendente institucional de Logística da Suzano, a combinação entre desempenho operacional e responsabilidade ambiental é um pilar estratégico da empresa.

“Essa aliança entre resultados operacionais e ambientais vem ao encontro de um dos nossos principais direcionadores, que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’”, destacou.

Investimentos somam R$ 443 milhões

Do total de investimentos da companhia em novas tecnologias e modernização logística, R$ 443 milhões foram destinados aos terminais portuários T32 e DP World, ambos no Porto de Santos.

Terminal T32

No T32, as obras incluíram:

  • Ampliação do armazém de 21 mil m² para 28 mil m² de área construída;

  • Modernização completa dos processos operacionais;

  • Implantação de dois pórticos rolantes, com capacidade de 48 toneladas cada;

  • Instalação de quatro novos ramais ferroviários, com 300 metros por linha.

Com os novos equipamentos, o terminal passou a permitir o descarregamento simultâneo de até 44 vagões ferroviários. A operação do T32 ocorre em parceria com a Portocel, desde o início do ano.

Terminal DP World

Já no terminal DP World, construído pela Suzano e operado pela DP World Santos, os investimentos contemplaram:

  • Ampliação do armazém de 36 mil m² para 51 mil m²;

  • Aumento de quase 40% na capacidade estática de armazenamento, que pode chegar a 160 mil toneladas;

  • Elevação da capacidade anual de movimentação de 3,6 milhões para 5 milhões de toneladas;

  • Instalação de duas novas pontes rolantes, com capacidade de 40 toneladas cada.

Reflexos da nova unidade em Mato Grosso do Sul

O desempenho logístico também está diretamente ligado ao aumento da produção com a entrada em operação da Unidade Ribas do Rio Pardo, em Mato Grosso do Sul, considerada uma das maiores fábricas de celulose do mundo. A unidade ampliou significativamente a capacidade produtiva da Suzano e reforçou a importância da infraestrutura ferroviária e portuária para o escoamento da produção destinada ao mercado externo.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota práticas avançadas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos a partir de matéria-prima renovável.

Seus produtos estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, incluindo:

  • Celulose;

  • Itens de higiene pessoal (papel higiênico, guardanapos);

  • Papéis para embalagens, copos e canudos;

  • Papéis para imprimir e escrever.

Entre as marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com mais de 100 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ).


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: