Economia / Logística
Suzano supera 5,5 milhões de toneladas de celulose exportadas pelo Porto de Santos após modernização de terminais
Ampliação dos terminais T32 e DP World eleva movimentação em 75% e reforça logística sustentável da companhia
16/12/2025
10:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Um ano após concluir a ampliação e modernização de seus terminais no Porto de Santos (SP), a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global em bioprodutos a partir do eucalipto, atingiu a marca de 5,525 milhões de toneladas de celulose exportadas. O volume representa um crescimento de 75% em relação ao período anterior às obras e reflete, também, o aumento da produção com a entrada em operação da Unidade Ribas do Rio Pardo (MS), em julho de 2024.
Segundo Renan Volpatto, gerente executivo de Logística da Suzano, os resultados evidenciam o compromisso da companhia com eficiência operacional e sustentabilidade.
“Os resultados das nossas operações nos terminais em Santos refletem o comprometimento da Suzano e de toda a equipe envolvida em garantir operações cada vez mais eficientes e sustentáveis. Atualmente, nossa operação logística foi estruturada para que toda a produção destinada ao Porto de Santos seja transportada por ferrovia, representando um avanço importante na estratégia de redução do uso de combustíveis fósseis e das emissões associadas”, afirmou.
Para Patricia Lascosque, superintendente institucional de Logística da Suzano, a combinação entre desempenho operacional e responsabilidade ambiental é um pilar estratégico da empresa.
“Essa aliança entre resultados operacionais e ambientais vem ao encontro de um dos nossos principais direcionadores, que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’”, destacou.
Do total de investimentos da companhia em novas tecnologias e modernização logística, R$ 443 milhões foram destinados aos terminais portuários T32 e DP World, ambos no Porto de Santos.
No T32, as obras incluíram:
Ampliação do armazém de 21 mil m² para 28 mil m² de área construída;
Modernização completa dos processos operacionais;
Implantação de dois pórticos rolantes, com capacidade de 48 toneladas cada;
Instalação de quatro novos ramais ferroviários, com 300 metros por linha.
Com os novos equipamentos, o terminal passou a permitir o descarregamento simultâneo de até 44 vagões ferroviários. A operação do T32 ocorre em parceria com a Portocel, desde o início do ano.
Já no terminal DP World, construído pela Suzano e operado pela DP World Santos, os investimentos contemplaram:
Ampliação do armazém de 36 mil m² para 51 mil m²;
Aumento de quase 40% na capacidade estática de armazenamento, que pode chegar a 160 mil toneladas;
Elevação da capacidade anual de movimentação de 3,6 milhões para 5 milhões de toneladas;
Instalação de duas novas pontes rolantes, com capacidade de 40 toneladas cada.
O desempenho logístico também está diretamente ligado ao aumento da produção com a entrada em operação da Unidade Ribas do Rio Pardo, em Mato Grosso do Sul, considerada uma das maiores fábricas de celulose do mundo. A unidade ampliou significativamente a capacidade produtiva da Suzano e reforçou a importância da infraestrutura ferroviária e portuária para o escoamento da produção destinada ao mercado externo.
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota práticas avançadas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos a partir de matéria-prima renovável.
Seus produtos estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, incluindo:
Celulose;
Itens de higiene pessoal (papel higiênico, guardanapos);
Papéis para embalagens, copos e canudos;
Papéis para imprimir e escrever.
Entre as marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com mais de 100 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Toffoli afirma a Fachin que não há impedimento para seguir como relator do caso Master
Leia Mais
Fachin antecipa encerramento de sessão do STF para discutir documento da PF sobre caso Master
Leia Mais
Secretário Municipal mata os dois filhos e é encontrado morto em casa; Polícia Civil investiga o caso
Leia Mais
Documentos dos EUA apontam CPF ativo de Jeffrey Epstein no Brasil
Municípios