Educação / Cidadania
Governo do Tocantins divulga resultado definitivo da seleção de diretores de escolas indígenas e quilombolas
Processo fortalece a educação escolar indígena e quilombola e garante gestão feita por membros das próprias comunidades
22/01/2026
09:30
DA REDAÇÃO
Dentre as etapas estavam a análise de titulação, avaliação do plano de gestão escolar indígena/quilombola e entrevistas com os candidatos
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, publicou no Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira (21), o resultado definitivo do Processo de Seleção para a Função Pública de Diretores de Unidades Escolares Indígenas e Quilombolas da rede estadual de ensino.
A iniciativa integra as diretrizes da Política Nacional da Educação Escolar Indígena e Quilombola, que estabelece que a gestão das escolas deve ser exercida por integrantes das próprias comunidades, respeitando a identidade cultural, os saberes tradicionais e o modo de vida desses povos.
O processo seletivo foi destinado a servidores efetivos ou contratados, indígenas e quilombolas, seguindo critérios de mérito, método e desempenho, para o exercício da função pelo período de até três anos.
Ao todo, 25 candidatos foram aprovados, sendo:
22 indígenas
3 quilombolas
Entre as fases da seleção estiveram:
Análise de titulação;
Avaliação do plano de gestão escolar indígena/quilombola;
Entrevistas com os candidatos.
Para o superintendente de Políticas Educacionais, Leandro Vieira, a conclusão do processo representa um avanço significativo na valorização da educação indígena e quilombola no Estado.
“Hoje finalizamos esse processo seletivo tendo 22 candidatos indígenas selecionados como diretores de escolas aptos a atuarem como diretores, reforçando o compromisso da Secretaria de Estado da Educação com a representatividade dessas comunidades e com políticas educacionais que valorizam a cultura, a tradição e o modo de vida desses povos”, destacou.
O edital também atende aos critérios do VAAR (Valor Aluno Ano Resultado), promovendo equidade e inclusão ao garantir a participação de gestores indígenas e quilombolas, além de assegurar o cumprimento das metas estabelecidas para a Secretaria de Estado da Educação.
Todas as etapas do processo seletivo e o resultado definitivo podem ser consultados nos canais oficiais do Governo do Tocantins.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Donald Trump assina carta que cria o Conselho da Paz e afirma que órgão atuará em coordenação com a ONU
Leia Mais
Proteção de dados na prática: por onde o pequeno negócio deve começar para se adequar à LGPD
Leia Mais
Governador Wanderlei Barbosa inaugura Complexo de Delegacias da região sul de Palmas nesta quinta-feira
Leia Mais
Confira seu astral para esta quinta-feira, 22
Municípios