Relações Internacionais
Xi Jinping assegura apoio da China a Lula e defende atuação conjunta do Sul Global em cenário internacional instável
Conversa telefônica ocorreu após críticas do presidente brasileiro à ação dos EUA na Venezuela e reforça defesa do papel da ONU
23/01/2026
08:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente da China, Xi Jinping, afirmou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que Pequim seguirá apoiando o Brasil e o Sul Global em meio a um cenário internacional descrito como “turbulento”. A declaração foi feita durante conversa telefônica entre os dois líderes, divulgada na madrugada desta sexta-feira (23) pela agência estatal chinesa Xinhua .
Segundo a Xinhua, Xi ressaltou que China e Brasil devem salvaguardar interesses comuns do Sul Global e manter conjuntamente o papel das Nações Unidas, em referência às tensões geopolíticas recentes e à necessidade de fortalecer o multilateralismo .
O diálogo ocorreu após críticas públicas de Lula a uma ação dos Estados Unidos na Venezuela, feitas em artigo publicado nesta semana no New York Times. O episódio reacendeu preocupações na América Latina sobre o risco de intervenções externas e provocou reações no âmbito internacional .
A operação norte-americana incluiu a prisão do presidente venezuelano Nicolás Maduro para julgamento nos EUA por acusações relacionadas ao tráfico de drogas, o que mergulhou Caracas em um período de incerteza política e elevou a tensão regional .
As ações dos EUA foram alvo de críticas da Organização das Nações Unidas (ONU). Em entrevista à BBC Rádio 4, o secretário-geral António Guterres afirmou que princípios fundadores da ONU, como a igualdade entre os Estados-membros, estariam sob ameaça diante de atitudes unilaterais .
No artigo publicado no New York Times em 18 de janeiro, Lula defendeu que o futuro da Venezuela — assim como o de qualquer país — deve permanecer nas mãos de seu próprio povo, alertando que um mundo baseado em hostilidade permanente, medo e coerção não é sustentável .
A crise também desafia a influência chinesa na América Latina e no Caribe, região onde Xi Jinping tem prometido novas linhas de crédito e investimentos em infraestrutura. Durante a conversa, o líder chinês reforçou que a China está disposta a continuar como parceira estratégica dos países latino-americanos .
Xi citou ainda a parceria estratégica firmada em 2024 entre Brasil e China, que alinha a Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI) aos planos brasileiros nas áreas de agricultura, infraestrutura e transição energética, como exemplo concreto de solidariedade e cooperação entre países do Sul Global
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sicoob distribui R$ 2,6 bilhões em Juros ao Capital aos cooperados, alta de 48% em relação a 2024
Leia Mais
Espanha rejeita convite de Trump para integrar “Conselho da Paz” e cita defesa da ONU e do multilateralismo
Leia Mais
Receita Federal nega aumento de imposto para professores após reajuste do piso salarial
Leia Mais
Críticas de bolsonaristas expõem racha com Tarcísio após adiamento de visita a Bolsonaro preso
Municípios