Política / Eleições 2026
Quaest: Lula lidera todos os cenários de 2º turno e vantagem mínima é de cinco pontos contra Flávio Bolsonaro
Pesquisa indica consolidação do senador do PL como principal nome da oposição; diferença caiu de dez para cinco pontos desde dezembro
11/02/2026
15:15
DA REDAÇÃO
Levantamento divulgado nesta quarta-feira (11) pela Quaest Pesquisa e Consultoria aponta que o presidente Lula (PT) permanece à frente em todos os sete cenários de segundo turno testados contra possíveis candidatos da oposição para 2026. As vantagens variam entre cinco e 19 pontos percentuais, sendo a menor delas registrada diante do senador Flávio Bolsonaro (PL).
No cenário direto entre Lula e Flávio, o petista aparece com 43%, enquanto o senador marca 38%. Em dezembro, a diferença era de dez pontos (46% a 36%) e, em janeiro, de sete pontos (45% a 38%). A oscilação reduziu a vantagem para cinco pontos no levantamento atual.
Segundo o diretor da Quaest, Felipe Nunes, a mudança representa uma redução gradual da distância entre os dois nomes.
Entre os eleitores que se declaram independentes, grupo considerado decisivo em disputas equilibradas, a diferença também diminuiu. Em janeiro, Lula tinha 37%, contra 21% de Flávio. Agora, o presidente aparece com 31%, e o senador, com 26%, reduzindo a vantagem de 16 para cinco pontos.
A pesquisa também indica que a candidatura de Flávio Bolsonaro está consolidada entre o eleitorado da direita. 69% dos entrevistados afirmam estar cientes de que ele recebeu apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Sobre a indicação do filho como sucessor político, 44% consideram que Bolsonaro acertou, enquanto 42% avaliam que a decisão foi equivocada.
Nos cenários de primeiro turno, Lula lidera com índices que variam entre 35% e 39%. Flávio Bolsonaro surge como principal nome da oposição, registrando percentuais entre 29% e 33%.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, entre 5 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
O levantamento também mediu a percepção sobre o governo federal. 49% desaprovam a gestão de Lula, enquanto 45% aprovam. Para 43% dos entrevistados, a situação econômica piorou nos últimos 12 meses.
Questionados sobre eventual disputa entre Lula e alguém da família Bolsonaro, 55% acreditam que o presidente venceria, contra 35% que apostam em um candidato com o sobrenome Bolsonaro.
Além de Flávio Bolsonaro, a Quaest testou outros nomes da oposição:

Lula x Ratinho Júnior (PSD)
Lula: 43%
Ratinho Júnior: 35%
Lula x Ronaldo Caiado (União Brasil)
Lula: 42%
Caiado: 32%
Lula x Romeu Zema (Novo)
Lula: 43%
Zema: 32%
Lula x Eduardo Leite (PSD)
Lula: 42%
Eduardo Leite: 28%
Lula x Aldo Rebelo (Democracia Cristã)
Lula: 44%
Aldo Rebelo: 25%
Lula x Renan Santos (Missão)
Lula: 44%
Renan Santos: 25%
O levantamento é o primeiro sem incluir o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que declarou intenção de disputar a reeleição estadual.
Com o calendário eleitoral ainda distante das convenções partidárias, os números indicam cenário competitivo, mas com Lula mantendo vantagem em todos os confrontos simulados até o momento.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Corte de Roma mantém juízes e retoma nesta quarta julgamento da extradição de Carla Zambelli
Leia Mais
Governo Lula libera R$ 1,5 bilhão em emendas no início de 2026 e registra maior volume da série histórica
Leia Mais
Sol Vega é desclassificada do BBB 26 após descumprimento de regra durante discussão
Leia Mais
MPF denuncia prefeito de Sorocaba por suposto esquema na saúde e aponta corrupção e lavagem de dinheiro
Municípios