Política / Entrevista
Nelsinho Trad defende PIX, cobra controle nas fronteiras e comenta futebol em entrevista
Senador sul-mato-grossense falou sobre soberania, crime organizado e encerrou participação com aposta em Neymar na Seleção
05/06/2026
14:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) participou ao vivo do programa Balanço Geral, apresentado por Rodrigo Nascimento, e abordou temas que vão da defesa do PIX à preocupação com o avanço do crime organizado transnacional. Ao fim da entrevista, também comentou futebol e fez uma aposta bem-humorada sobre a Seleção Brasileira.
Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad tratou de dois assuntos que ganharam repercussão internacional envolvendo o Brasil: as críticas feitas pelo governo dos Estados Unidos ao sistema de pagamentos instantâneos brasileiro e a decisão americana de classificar o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas.
Ao falar sobre o PIX, o senador defendeu o sistema criado pelo Banco Central e afirmou que a ferramenta já faz parte da rotina dos brasileiros.
“O PIX é dos brasileiros. É da sociedade brasileira. Ninguém mexe e ninguém tira”, afirmou.
Segundo Nelsinho, o sistema representa um avanço na modernização dos meios de pagamento no país e trouxe agilidade para consumidores, trabalhadores, empresas e pequenos comerciantes. Durante a entrevista, ele mostrou o próprio cartão de crédito para explicar a presença de bandeiras e instituições financeiras internacionais nas operações tradicionais.
“Nestes símbolos, estão os bancos deles”, comentou o senador.
Ao comentar a classificação de facções criminosas brasileiras pelos Estados Unidos, Nelsinho Trad defendeu a cooperação internacional no combate ao crime organizado, mas ressaltou que qualquer medida precisa respeitar a soberania brasileira.
“Toda cooperação que ajude a melhorar a segurança pública é bem-vinda. Mas o Brasil precisa analisar com cautela os desdobramentos econômicos e os possíveis reflexos sobre a nossa soberania”, ponderou.
Para o senador, o crime organizado atua de forma transnacional e exige integração entre países, especialmente no compartilhamento de informações, inteligência e ações coordenadas. Ele destacou, porém, que o Brasil não pode abrir mão de sua autonomia institucional.
“Eu sou a favor de tudo o que possa fazer para melhorar a segurança pública”, afirmou.
Nelsinho Trad também defendeu o fortalecimento da fiscalização nas fronteiras, com atenção especial para Mato Grosso do Sul, Estado que faz divisa com países usados como rota por organizações criminosas para entrada de drogas, armas e mercadorias ilegais.
Segundo o parlamentar, o enfrentamento às facções precisa combinar presença do Estado, tecnologia, inteligência policial e maior integração entre órgãos de segurança.
Para ele, também é necessário ampliar o controle nos portos brasileiros, considerados pontos estratégicos para o tráfico internacional de drogas.
“O crime organizado não respeita fronteiras. Por isso, o combate ao crime também não pode ter fronteiras. Precisamos reforçar o controle nas divisas, ampliar a integração entre os órgãos de inteligência e tornar cada vez mais rigorosa a fiscalização de cargas, portos e rotas utilizadas pelas facções criminosas”, defendeu.
No encerramento da entrevista, o senador também comentou a expectativa em torno da Seleção Brasileira. Ao falar sobre Neymar, Nelsinho Trad demonstrou confiança no talento do jogador e afirmou que o atacante ainda pode fazer diferença.
“Neymar com uma perna é melhor que qualquer um com duas”, declarou.
A fala encerrou a participação do senador em tom descontraído, depois de uma entrevista marcada por temas de impacto nacional e internacional, como soberania, segurança pública, fronteiras e economia digital.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Inscrições do Enem 2026 são prorrogadas até 12 de junho
Leia Mais
MEC libera plataforma gratuita para estudo de inglês e espanhol
Leia Mais
“Trincheira da Liberdade” e “Equívocos e Fragilidades da Reforma Tributária do Consumo”: dois livros em prol da cidadania
Leia Mais
Instagram Plus chega ao Brasil com recursos pagos para stories e perfis
Municípios