|
©DIVULGAÇÃO |
Desde do seu primeiro mandato o vereador Eduardo Fortes (PSDB) reivindica ao Governo Estadual a implantação de uma UTIP (Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica) para o Hospital Materno de Gurupi.
Na manhã desta quarta-feira, 08, o parlamentar reiterou em Sessão Ordinária o Requerimento n° 079/2019 solicitando ao Secretário Estadual de Saúde, Renato Jaime da Silva, a importância de uma UTIP para a cidade de Gurupi, e relembrou aos demais vereadores que no Materno não possui nenhum leito infantil, que em casos anteriores acarretou em grandes transtornos e fatos graves, assim ocasionando o falecimento de crianças.
No final do ano passado, o Poder Judiciário concedeu liminar em duas ações civis públicas propostas pelo Ministério Público Estadual (MPE), obrigando o Estado do Tocantins a instalar no mínimo cinco leitos de UTI neonatal e dois leitos de UTI pediátrica (UTIP) no Hospital Regional de Gurupi. Além do Hospital Regional de Gurupi, a Unimed também foi obrigado a instalar no mínimo um leito de UTI neonatal e um de UTI pediátrica na atual sede do Hospital Unimed de Gurupi.
A recomendação do MPE foi publicada no dia, 27, de novembro de 2018 e divulgada no Portal de Notícias do órgão por meio da sua assessoria de comunicação.
Segundo a liminar, o Estado tinha o prazo de 180 dias e a Unimed tem 90 dias para colocar os leitos em funcionamento. Em caso de descumprimento das liminares, as partes ficam sujeitas à aplicação de multas diárias no valor de R$ 5 mil e de R$ 10 mil, respectivamente.
“O prazo já expirou, e até o presente momento nada foi feito, e o Hospital Materno de Gurupi necessita de urgência de uma UTIP para atender Gurupi e Região. O Estado precisa agir, para evitarmos mais óbitos de crianças”, desabafou Eduardo Fortes.
Por: Fernanda Dias
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.