Na quadra 604 Sul, equipes da Energisa trabalham para restabelecer a energia para clientes que vivem na região. Outros dois acidentes foram registrados na antiga pista do aeroporto.
 |
| Carro derruba poste na quadra 604 Sul, em Palmas — Foto: Divulgação |
Em menos de 24 horas, três postes foram derrubados em acidentes registrados em diferentes pontos da capital. O primeiro deles aconteceu na pista do antigo aeroporto, durante a madrugada. A frente do carro ficou completamente destruída.
O segundo acidente também aconteceu na pista do aeroporto. A Energisa, responsável pelo fornecimento de energia no Tocantins, informou que nos dois casos ninguém teve prejuízos com a falta de luz.
O terceiro ocorreu na quadra 604 Sul, por volta das 14h30, numa avenida movimentada. O poste ficou pendurado e por pouco não caiu em cima do veículo. Segundo a Energisa, nesse momento as equipes trabalham para substituir o poste. A obra deve durar em torno de 3 horas e meia. Até lá, 16 clientes que foram prejudicados ficarão sem fornecimento de energia.
 |
| Poste também foi derrubado na antiga pista do aeroporto, em Palmas — Foto: Divulgação |
Dados
Neste sábado (15), o G1 divulgou um balanço da Energia em relação aos postes derrubados em 2018. Entre 1º de janeiro e 11 de dezembro, mais de 400 estruturas foram atingidas em acidentes de trânsito em todo o Tocantins.
Ao todo, foram 406 postes, o que significa mais de uma queda por dia. As ocorrências deixam pessoas feridas, causam prejuízos aos motoristas e na maioria das vezes dezenas de casas ficam sem energia elétrica até que o poste seja substituído.
A Energisa informou que o custo médio de substituição de postes é de R$ 3 mil e deve ser pago pelo condutor responsável pela batida. Quando um transformador é afetado no acidente envolvendo poste, esse custo pode ultrapassar os R$ 10 mil.
Recomendação
A concessionária de energia orienta que, caso tenha cabo rompido por causa da batida, a vítima deve permanecer dentro do veículo e pedir ajuda, acionando o Corpo de Bombeiros e a Energisa pelo 0800 721 3330.
Para quem presencia o acidente, a orientação é a mesma: entrar em contato com a distribuidora e jamais se aproximar dos cabos de energia. Chegando ao local, a Energisa irá isolar a área de risco e adotar as medidas de segurança necessárias.
Por G1 Tocantins
--