Palmas (TO), Domingo, 11 de Maio de 2025

O respeito ao ciclista e ao uso compartilhado da via é a solução para diminuir conflitos no trânsito

22/09/2018

11:05

TN

Em Palmas, é comum ver ciclistas utilizando as vias, tanto para atividades físicas quanto para se locomover pela Cidade

©Júnior Suzuki
É de senso comum que para conviver em harmonia, o respeito é fundamental e no trânsito não é diferente. Por isso, neste ano, a Semana Nacional do Trânsito traz o tema: Nós somos o trânsito. O mote da campanha traz a reflexão de que no trânsito, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres precisam utilizar a via com responsabilidade, respeitando sempre o espaço do outro, a sinalização e, principalmente, a vida.

Em Palmas, devido às avenidas largas e o terreno plano favorecerem o uso de bicicletas é comum ver ciclistas utilizando as vias da Cidade, tanto para atividades físicas quanto para se locomover pela cidade. O jornalista Lailton Costa conta que a bicicleta faz parte da sua rotina de ir para o trabalho, e por vezes acompanha os filhos à escola desde 2013. Mesmo como os anos de experiência andando de bike nas ruas da Capital, ele conta que se sente receoso com relação à falta de prudência dos condutores.

É como se existisse uma disputa entre a bicicleta e os demais veículos para a utilização das vias. “Mesmo nos mantendo no bordo da avenida, é sempre um risco, mas durante a semana, nos horários comerciais, é possível notar que há uma crescente preocupação dos motoristas em compartilhar as ruas, mas à noite e nos finais de semana, por incrível que pareça, é mais perigoso e o desrespeito parecer maior”, enfatiza o ciclista.

Lailton Costa sofreu dois acidentes de trânsito utilizando bicicleta. Um em 2016, quando foi atropelado por um carro na rodovia para Aparecida do Rio Negro, e outro em colisão com uma moto neste ano, na Avenida Teotônio Segurado. Ele relata que em ambos os casos teve fraturas, no perônio, em 2016, e na clavícula e costelas, em 2018.

O artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que na via o uso é compartilhado e que todos devem respeitar as normas de conduta estabelecidas, e regulamenta esse respeito em ordem decrescente. Ou seja os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e todos juntos pela segurança do pedestre.

Não obstante, alguns motoristas parecem ignorar esses integrantes do trânsito, e acabam desrespeitando o CTB, causando acidentes e até mortes. A exemplo do dia 7 de maio deste ano quando um motorista com sinais de embriaguez atropelou cinco ciclistas que estavam em treinamento na região de chácaras próximo à marginal leste da TO-050.

O outro lado

Se por um lado tem o motorista que parece ignorar o ciclista, por outro lado alguns ciclistas também desrespeitarem às normas de circulação da via. O CTB adverte que o ciclista precisa respeitar a sinalização, como parar quando o sinal estiver fechado, circular no mesmo sentido da via, usar o braço para indicar a intenção de virar, descer da bicicleta quando for passar pela faixa de pedestre, não levar carga inadequada, além de usar os equipamentos de segurança como capacete, luz branca na dianteira da bicicleta, refletores de luz vermelha na traseira e campainha.

Diante disso, é essencial seguir algumas recomendações, e o gerente de Educação para o Trânsito, Celestino Pessoal, explica que a via precisa ser compartilhada e respeitada por todos. “O ciclista deve ficar atento às normas de conduta, como andar no sentido da via, jamais no oposto, respeitar a sinalização, e utilizar os equipamentos de segurança”.

Ações para o ciclista

Para incentivar o uso de bicicletas, o sistema cicloviário de Palmas conta com mais de 44km de ciclovias, 35km estão em execução e há projetos para a construção de 57km.

Ainda neste ano, a Prefeitura sinalizou um trecho da marginal leste da TO 050, para que ciclistas pudessem treinar. O local não é exclusivo, mas uma pista de uso compartilhado, totalmente sinalizada e com limite de velocidade reduzida para 40km/h. O trecho vai da garagem do Sest/Senat até a rotatória final da Avenida JK, tendo dois quilômetros de extensão, e foi escolhido por grupos de ciclistas.

O local ganhou sinalização vertical e horizontal. Placas foram instaladas ao longo da marginal informando que tem ciclistas em treinamento. A via recebeu pintura de faixa dupla contínua, indicando que no local a ultrapassagem é proibida.

A velocidade no trecho também foi reduzida e a máxima permitida é de 40 km/h. A gerente de Fiscalização de Trânsito, Glauce Kelly de Souza, informa que esse limite de velocidade deve ser respeitado por todos, tanto por condutores de veículos automotores quanto por ciclistas.

Fonte: ASSECOM
Por: Wédila Jácome (Edição e postagem: Iara Cruz)

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