Palmas (TO), Domingo, 19 de Maio de 2024

Radares móveis da Polícia Rodoviária Federal são verificados pela Agência de Metrologia

Equipe técnica da área de Instrumentos realizou testes metrológicos nos equipamentos móveis e portáteis

03/09/2021

12:00

SECOM

CEJANE BORGES

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizou, na manhã desta sexta-feira, 03, a Verificação Anual Periódica em radares móveis e portáteis da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A ação metrológica aconteceu na Marginal Leste, da TO-050, em Palmas. A escolha do local foi em decorrência de ser uma pista com menos fluxo de movimento para a realização do teste. E foi acompanhada pela equipe da PRF.

Os equipamentos fiscalizados foram os medidores de velocidade móveis e portáteis - os radares do tipo pistola, que contam com transmissor e receptor de ondas de rádio. Quando acionado, emite o sinal em direção ao veículo. Ao chegar no carro esse sinal é refletido com uma diferente frequência, e então é novamente capturado pelo equipamento tipo pistola.

O presidente da AEM, Rérison Castro, informa que “o objetivo da ação é atestar a leitura dos medidores de velocidade para veículos automotores e verificar a conformidade com a velocidade permitida nas rodovias, bem como observar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por ele está correta e se estão de acordo com o verificado pelo Inmetro”.

Como é realizada a verificação metrológica

Aferir os radares é uma ação é rotineira e faz parte do escopo de trabalho da AEM. Normalmente é demandada pela gestão do radar e acontece anualmente ou quando o equipamento passa por algum tipo de conserto, em especial decorrente de descargas elétricas.

Para efetuar a Verificação Anual dos Radares (medidores de velocidade), um veículo oficial da AEM trafega na via averiguada e passa pelo equipamento instalado, em média cinco vezes. Neste processo, usa-se um aparelho, que é calibrado pelo Inmetro e, que ao passar pela barreira eletrônica, compara a velocidade fornecida pelo radar com a do veículo oficial da AEM.

De acordo com os dados encontrados na vistoria, com base nessa equiparação, o radar pode vir a ser aprovado ou reprovado. Quando ocorre a reprovação dos medidores de velocidade, eles não podem ser utilizados até que a empresa responsável realize as adequações necessárias.


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