Sebrae realiza inventários turísticos dos municípios tocantinenses
Levantamento é desenvolvido em parceria com a Adetuc e prefeituras
18/10/2021
09:25
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O Sebrae Tocantins iniciou neste segundo semestre o levantamento do inventário turístico de 57 municípios tocantinenses. Esta ação faz parte do Cidade Empreendedora, um projeto do Sebrae Nacional que busca o desenvolvimento dos municípios. No Tocantins, os inventários estão sendo feitos em parceria com as prefeituras e a Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Estado (Adetuc). As informações coletadas irão subsidiar a elaboração do planejamento turístico destes municípios, preparando-os para ver e ter o turismo como fonte de geração de emprego e renda e desenvolvimento econômico local.
O superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, afirma que a elaboração do documento é um grande avanço para estruturar e fortalecer o turismo no Tocantins. “Com a preservação das riquezas naturais, o turismo torna-se uma fonte de renda e isso aquece a economia local. Quando viajamos, nós buscamos conhecer lugares, provar sabores e, sobretudo, viver novas experiências”, enfatizou Gomes, acrescentando que em breve será feito o lançamento oficial da Publicação dos Inventários Turísticos.
A gerente da Unidade de Relacionamento Institucional, Magvan Botelho, informou que as melhores empresas no mercado, especializadas em levantamento de dados e potencial turístico, foram contratadas para a realização dos inventários nos municípios. Ele explicou que esse trabalho é essencial para promover as transformações necessárias pelo eixo do turismo no Estado. “Os inventários representam condições preparatórias para o alcance de resultados e metas pré-estabelecidas", disse.
Todas as empresas do trade do turismo nos municípios, como locais de atração cultural, bares, restaurantes, hotéis, comércio do ramo de alimentos e bebidas, bancos, oficinas mecânicas, atendimento em saúde, estrutura de receptivo fazem parte dos inventários. O analista do Sebrae, Gilberto Noleto ressaltou que “uma das etapas essenciais para o desenvolvimento do turismo é conhecer tudo o que o destino turístico pode oferecer”.
Cidade Empreendedora
O Cidade Empreendedora é um programa de transformação econômica dos municípios voltado para a gestão pública e lideranças locais, que tem o objetivo de desenvolvimento socioeconômico local, por meio da implantação de políticas públicas e ações para melhoria do ambiente de negócios, no fomento ao empreendedorismo e na promoção da competitividade empresarial. As ações de turismo estão alinhadas com o eixo estratégico do programa, que é o Marketing Territorial e Setores Econômicos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Esposa de investigado por suposta venda de sentenças afirma que ele “corre risco de morrer” em presídio federal
Leia Mais
PL lança Carlos Bolsonaro ao Senado em SC, exclui Caroline de Toni da chapa e amplia racha no bolsonarismo
Leia Mais
Confira seu astral para esta sexta-feira, 6
Leia Mais
Aposta simples fatura sozinha R$ 141,8 milhões no concurso 2.969 da Mega-Sena
Municípios