ARTIGOS
Como obter a ajuda de Deus
06/09/2022
09:00
WILSON AQUINO
WÍLSON AQUINO ©DIVULGAÇÃO
Deus existe e é o Criador de todas as coisas. A humanidade faz parte de Seu maior plano, o do crescimento e desenvolvimento espiritual da humanidade. E para se obter a Sua ajuda para a realização de sonhos e necessidades no dia a dia, é necessário requisitos básicos como: Pedir a Ele com fé, em oração; Ser digno no esforço em obedecer a Seus mandamentos e nunca cruzar os braços à espera de Sua ação e dos milagres. É vital a iniciativa do indivíduo de fazer a sua parte a respeito de tudo o que precisa e deseja. Aí então Ele age (ou não) fazendo a Sua parte.
Ao estudar as Escrituras Sagradas pode-se comprovar inúmeras passagens em que tanto Deus, o Pai, como Jesus Cristo, o Filho Unigênito do Senhor na Terra, operam milagres após o homem tomar atitude de buscá-Los, se levantar e ir até Eles.
Observe Suas palavras em uma das frases mais famosas e que enchem a todos de esperança, especialmente aqueles que atravessam rigorosas tempestades: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mt. 12:28). Observe que é preciso “ir a Ele”. Uma condição, para o recebimento das bênçãos.
É como podemos ver em Números (21: 8-9) sobre a história da “Serpente de bronze” feita por Moisés para salvar as pessoas de picadas de cobras no deserto. O Senhor mandou que as pessoas feridas apenas olhassem para a escultura de bronze para serem salvas. Muitos não o fizeram e morreram.
E o que dizer da cura da lepra de Naamã com apenas sete mergulhos no Jordão? Em 2Reis 5, essa é a incrível história de um belo ensinamento sobre o poder da humanidade e da obediência à palavra de Deus.
Naamã foi um general do exército Sírio, quando Ben-Hadade II era rei da Síria (860 a.c.). Em 2Reis 5, encontramos expressões que descrevem sua personalidade, sua honra e habilidade no combate. E o mais importante, era um grande homem diante do Senhor.
Depois de contrair lepra, Naamã parte em uma viagem de aproximadamente 138 km de Damasco a Dotã, para se encontrar com o profeta Eliseu, na esperança de ser curado por Deus.
Após tanto esforço, esperava que Eliseu o recebesse como autoridade e fizesse algum tipo de ritual mágico ou alguma fervorosa oração para que fosse curado. No entanto, “Eliseu lhe mandou um mensageiro dizendo: vai, e lavas-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado” (2 Rs. 5:10).
Naamã esperava ser recebido com pompas e de ter que fazer alguma coisa complexa, entretanto ele sai da casa de Eliseu, que sequer o recebeu pessoalmente, com apenas uma simples palavra de OBEDIÊNCIA a um mandamento de Deus. Ao cumprir, foi curado.
A história da mulher com fluxo (contínuo) de sangue por 12 anos, também comprova a força da fé. Com esse problema de saúde, ela soube da chegada de Jesus à sua comunidade e venceu a multidão que O seguia para simplesmente tocar-Lhe as vestes, pois acreditava que apenas isso bastaria para curá-la. E o milagre aconteceu exatamente como previu.
Porém, em meio àquele tumulto de pessoas, Jesus sentiu que “poder de si saíra”, indagando quem o havia tocado. Os discípulos disseram que não dava para saber, pois a multidão que o acompanhava era grande. Diante da insistência do Messias, “a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade”. Diante de tamanha fé, humildade e sinceridade, o Senhor lhe respondeu: “Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal” (Mc. 5: 25-34)
A leitura diária das Escrituras e o esforço individual de obedecer aos ensinamentos e mandamentos de Deus ajudam o indivíduo a conhecê-Lo melhor e a entender o Seu grandioso Plano de Salvação que estabeleceu para a felicidade e alegria de toda a humanidade, agora e para sempre.
Nos deu também o livre-arbítrio, para que cada um tome as decisões que achar melhor e percorra o caminho que preferir. Entretanto, é bom saber que as escolhas erradas têm suas consequências e que sem o Senhor no coração e na mente, as tempestades da vida são muito piores de se enfrentar.
*Jornalista e Professor
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios