SAÚDE
Campanha contra tracoma nas escolas municipais segue até o dia 30 de setembro
21/09/2022
17:32
SECOM
O tracoma é uma doença ocular inflamatória e altamente transmissível, que pode levar à cegueira. Por isso, como forma de prevenção, a campanha para realização do exame segue até o dia 30 de setembro nas escolas municipais de Palmas. Desde o início do mês, 4.345 estudantes, entre 1 e 9 anos, já foram avaliados. A ação, conduzida pela Coordenação Técnica das Doenças Infectocontagiosas da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), diagnosticou 24 alunos com tracoma em 20 escolas visitadas.
A coordenadora de Doenças Infectocontagiosas, Alcinéia Ferreira Santos, avalia o exame como importante, pois a detecção precoce é a melhor forma de prevenir complicações futuras. Segundo ela, mesmo com o baixo índice de diagnóstico, é necessário vigilância e acompanhamento. “Se tem crianças com a infecção, há risco de contágio, considerando que, em um ambiente coletivo, uma criança pode transmitir para várias outras”, explica.
A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é que sejam avaliadas 5.744 crianças na Capital. Em Palmas, a Semus selecionou estudantes de 36 unidades de ensino municipal. O cronograma de visitas para esta semana está disponível abaixo. De acordo com a Coordenação de Doenças Infecto Contagiosas, todas as crianças com diagnóstico positivo e seus familiares receberam o tratamento adequado para evitar novas contaminações e agravos.
Cronograma da semana
Quarta-feira, 21
Escola Municipal Pastor Paulo Leivas Macalão (manhã)
Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda (manhã e tarde)
Centro Municipal de Educação Infantil Amâncio José de Moraes (manhã e tarde)
Quinta-feira, 22
Escola Municipal de Tempo Integral Olga Benário (manhã e tarde)
Escola Municipal Professora Rosemir Fernandes (manhã e tarde)
Escola Municipal de Tempo Integral Caroline Campelo Cruz da Silva (tarde)
Sexta-feira, 23
Escola Municipal de Tempo Integral Olga Benário (manhã e tarde)
Escola Municipal de Tempo Integral Caroline Campelo Cruz da Silva (tarde)
Escola Municipal de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo (manhã e tarde)
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Municípios