CAPITAL
Servidores das áreas orçamentárias concluem formação sobre aplicação do sistema de custos no setor público
07/10/2022
09:55
SECOM
©DIVULGAÇÃO
Nesta quinta-feira, 6, profissionais que atuam na gestão de finanças, contabilidade e planejamento orçamentário do município de Palmas, concluíram o treinamento sobre os custos aplicados no setor público e a implantação de um sistema de controle desses valores, visando o cumprimento dos princípios constitucionais da administração pública. O curso que teve seu encerramento com a certificação de 45 servidores, foi promovido pelo Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM) e executado pelo Instituto Saturnino Bastos (ISB),
Durante os tres dias de formação foram analisados os fundamentos e diretrizes da Norma Brasileira de Contabilidade TSP 34, que norteará a aplicação do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic) em todos os municípios até janeiro de 2023, de acordo com o Decreto 10.540/2020 do Governo Federal.
“O sistema de custos vai permitir que a gente racionalize melhor, seja mais eficiente e transparente para a sociedade. Hoje no Brasil tratamos do orçamento em termos gerais, essa nova ferramenta é importante para noso país, com ela poderemos saber os custos dos serviços públicos que estão sendo prestados para que tenhamos ciência do que está sendo oferecido de forma justa à sociedade” declarou o doutor em Ciências Contábeis e Administração, João Eudes Bezerra Filho, ministrante do curso.
Para o superintendente de Plnejamento e Orçamento, José Augusto, que atua na Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano (Seplad), a formação foi de grande relevância. “Aqui estamos fazendo o alinhamento no sentido institucional, para formatar como será implantado no município. A partir da mensuração dos custos, é possível fazer um melhor detalhamento do orçamento do gasto público realizado pela prefeitura” destacou.
A participante Silvana Próspero que é professora e atua como gerente de convênios na Secretaria Municipal de Educação destaca que no ano de 2021, o custo de cada aluno foi equivalente a 710,00 reais por mês e conta como será com a implantação do Siafic “Vamos conseguir calcular o valor de custo dos alunos em cada modalidade, educação infantil, fundamental e especial. Com esses dados conseguimos adequar nossa economia”.
Secretarias participantes
Participaram da formação servidores de sete secretarias do município, Desenvolvimento Social, Transparência e Controle Interno, Saúde, Educação, Infraestrutura e Serviços Públicos, Planejamento e Desenvolvimento Humano e Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Maioria das testemunhas de defesa falta às audiências do STF sobre tentativa de golpe
Leia Mais
Divórcio de Virgínia Fonseca e Zé Felipe é oficializado após 5 anos de casamento
Leia Mais
Alcolumbre, Hugo Motta e Alckmin reagem ao tarifaço de Trump e pedem união nacional para defender soberania do Brasil
Leia Mais
Trump acusa Brasil de práticas comerciais desleais e cita Pix, pirataria e a 25 de Março em nova investigação dos EUA
Municípios