POLÍTICA
Saiba quem é quem na equipe de Lula no governo de transição
O grupo deve ter cinco grandes comissões e tem como coordenador o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e alguns nomes, como o da senadora Simone Tebet (MDB) e dos economistas Persio Arida e André Lara, já foram confirmados.
09/11/2022
06:45
NAOM
©DIVULGAÇÃO
A equipe de transição para o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já tem seus primeiros nomes confirmados.
O grupo deve ter cinco grandes comissões e tem como coordenador o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e alguns nomes, como o da senadora Simone Tebet (MDB) e dos economistas Persio Arida e André Lara, já foram confirmados.
A transição é regulamentada por uma lei aprovada em 2002 e um decreto editado em 2010. Ela tem início com a proclamação do resultado da eleição e se encerra com a posse do novo presidente.
É nessa etapa que a equipe do presidente eleito obtém informações detalhadas sobre a situação das contas públicas, dos programas e projetos do governo federal, bem como do funcionamento dos órgãos.
O grupo de transição é formado por 50 pessoas que serão nomeadas em cargo comissionado e mais uma série de colaboradores, que atuarão como voluntários, sem receber salário.Saiba quem é quem na equipe de transição:
GERALDO ALCKMIN
Ex-governador de São Paulo, deputado estadual e federal pelo PSDB, Geraldo Alckmin deixou a legenda em 2021, após 33 anos de filiação. O ex-tucano aceitou o convite de Lula para a vice-presidência e se filiou ao PSB.
Alckmin foi escolhido para coordenar a transição. Tradicionalmente, quem assume a função ocupa um ministério robusto no governo. O ex-governador é cotado para o Ministério da Defesa.
JANJA
A socióloga Rosângela Silva, conhecida como Janja, é esposa do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Filiada ao PT desde 1983, ela expandiu o poder ao longo da campanha eleitoral. Cuidava da escala para reuniões e protagonizou agendas para pedir votos.
Janja deve atuar na organização da cerimônia de posse.
ANDRÉ LARA RESENDE
Outro integrante da equipe do Plano Real, o economista também presidiu o BNDES e foi diretor do Banco Central. Declarou apoio a Lula, mas não deve assumir um cargo de gestão.
ALOIZIO MERCADANTE
Economista e um dos fundadores do PT, Mercadante foi o coordenador do plano de governo de Lula. Durante o governo de Dilma Rousseff, ele foi ministro da Educação, da Ciência e Tecnologia e da Casa Civil. Também já exerceu mandatos como senador e deputado federal por São Paulo.
Durante a transição, Mercadante deve coordenar os núcleos de discussão temática. Ele é cotado para os ministérios das Relações Exteriores e para a pasta de Planejamento.
GLEISI HOFFMANN
Presidente nacional do PT, Gleisi é filiada ao partido desde 1989 e assumiu o comando da legenda em 2017. É deputada federal reeleita pelo Paraná. Durante o governo Dilma, foi chefe da Casa Civil. Como senadora, Gleisi foi uma das defensoras da petista durante o processo de impeachment.
Já na presidência do PT, ela se tornou a principal fiadora da candidatura de Lula durante o período de prisão.
Gleisi deve coordenar as relações institucionais durante a transição.
FERNANDO HADDAD
Ex-ministro da Educação nos governos Lula e Dilma e ex-prefeito de São Paulo, Haddad é professor de ciência política na USP, formado em direito, mestre em economia e doutor em filosofia. Disputou o Governo de São Paulo nessas eleições e substituiu Lula como presidenciável em 2018. Em 2016, perdeu a tentativa de reeleição para João Doria, então no PSDB.
Haddad é cotado para os ministérios da Fazenda e Educação.
GUILHERME BOULOS
Deputado eleito mais votado no estado de São Paulo e segundo no país, Boulos é líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto). Filiado ao PSOL, disputou a Presidência, em 2018, e a Prefeitura de São Paulo, em 2020, perdendo no segundo turno para o então prefeito Bruno Covas (PSDB). É formado em filosofia pela USP e historiador.
MÁRCIO FRANÇA
Ex-governador de São Paulo, cargo que assumiu após Geraldo Alckmin renunciar para disputar a Presidência, França foi um dos articuladores da aliança do ex-tucano com Lula e também da ida de Alckmin para o PSB. Ex-deputado federal e ex-prefeito de São Vicente, ele disputou o Senado por São Paulo, mas não conseguiu se eleger. É cotado para os ministérios da Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Indústria e Comércio, além de Cidades.
PERSIO ARIDA
Economista, é um dos pais do Plano Real -medida que acabou com o cenário de hiperinflação nos anos 90, na transição dos governos Itamar Franco (1992-1994) e Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Foi presidente do BNDES e do Banco Central. No segundo turno, declarou voto em Lula e é cotado para assumir o ministério da Fazenda.
SIMONE TEBET
Senadora do MDB por Mato Grosso do Sul e ex-presidenciável, Tebet teve papel decisivo para angariar votos para Lula no segundo turno das eleições. Ela foi anunciada para compor a área de desenvolvimento social do grupo de transição e também é cotada para a equipe ministerial.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios