TRANSPORTE PÚBLICO
Palmas abre ciclo de oficinas do projeto AcessoCidades nesta segunda-feira, 27
24/02/2023
17:05
SECOM
WÉDILA JÁCOME
©Luciana Pires/Secom Palmas
Palmas recebe de 27 de fevereiro a 2 de março as ações presenciais promovidas pelo projeto AcessoCidades: cidades mais acessíveis e conectadas. A iniciativa é da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com o apoio da União Européia, e vai percorrer outros 10 municípios, tendo com ponto de destaque a apresentação de um diagnóstico relativo à mobilidade urbana do município, com foco nas questões de acessibilidade, gênero e raça. As oficinas serão abertas à comunidade em geral, principalmente aos usuários do transporte público, e membros da sociedade civil envolvidos no combate à desigualdade.
As atividades desenvolvidas durante esses quatro dias irão contribuir para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Palmas. Na segunda-feira, 27, a programação inicia às 14 horas, na unidade do Resolve Palmas de Taquaralto com entrevista com atores chaves para o planejamento de mobilidade com enfoque em classe, raça e gênero. E a noite, a partir das 18 horas, haverá grupo de discussão com recorte em gênero e raça.
Na terça-feira, 28, voltam as mesmas atividades do dia anterior, só que desta vez no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. As entrevistas serão pela manhã, às 8 horas, e a noite, a partir das 18 horas, serão abertos os grupos de discussão. Já no dia 1º de março, as oficinas acontecerão no Senai, a partir das 9 horas.
“O objetivo é uma ampla oficina participativa intersetorial para apresentar um pouco dos problemas identificados tanto no diagnóstico de acessibilidade com enfoque em classe, raça e gênero que já foi elaborado para cidade, mas também com os resultados das pesquisas e das conversas e discussões com a população durante a semana. E depois na parte da tarde, vamos discutir as soluções, as ideias para melhorar a mobilidade urbana de Palmas, para que ela seja mais equitativa, sustentável e mais acessível para todos”, explica a especialista em mobilidade urbana do Projeto AcessoCidades, Tainá Andreoli Bittencourt, como será a dinâmica para o terceiro dias das atividades.
Programação
27/02 (1° dia) – Unidade do Resolve Palmas de Taquaralto
Tarde - 14 às 18 horas – Entrevista com atores chaves para o planejamento da mobilidade com enfoque de classe, raça e gênero.
Noite – 18 às 21 horas – Grupo de discussão com recorte de gênero/raça
28/02 (2° dia) - Espaço Cultural José Gomes Sobrinho
Manhã – 8 às 18 horas - Entrevista com atores chaves para o planejamento da mobilidade com enfoque de classe, raça e gênero.
Noite – 18 às 21 horas – Grupo de discussão com recorte de gênero/raça
01/03 (3° dia) - Auditório do Senai
Manhã – 9 horas – Oficina intersetorial e participativa com autoridades
- Desigualdade de classe, raça e gênero na mobilidade e acessibilidade urbana de Palmas
- Diagnóstico local e desafios identificados
- Dinâmica para a discussões coletivas dos problemas, pontos críticos e prioridades na mobilidade urbana de Palmas
- Compartilhamentos de discussões
Tarde – 14 horas
- Benchmarking de boas práticas e planos de mobilidade com enfoque de classe, raça e gênero
- Dinâmica para discussões de idéias e ações para o Plano de Mobilidade de Palmas
- Compartilhamento de discussões
02/03 (4º dia) – IPUP – Prefeitura Municipal de Palmas, Anexo I, 2° andar
Reunião interna de fechamento - Técnicos da Comissão do PlanMob; - Técnicos da Frente Nacional de Prefeitos
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Relação de Fux com colegas da 1ª Turma do STF estava “insustentável”, avaliam ministros após voto divergente em julgamento de Bolsonaro
Leia Mais
Outubro Verde: mitos e verdades sobre a sífilis
Leia Mais
40 programas e ações que aprimoram a educação brasileira desde 2023
Leia Mais
Bolsonaro vai para a prisão? Entenda os próximos passos após publicação do acórdão do STF
Municípios