Palmas (TO), Quinta-feira, 25 de Dezembro de 2025

Política / Saúde

Bolsonaro deixa cirurgia sem intercorrências e já está no quarto, informam médicos

Procedimento para correção de hérnia durou cerca de 3h30; recuperação deve levar de cinco a sete dias

25/12/2025

13:00

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

A cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro para correção de hérnia inguinal bilateral foi concluída no início da tarde desta quinta-feira (25), sem intercorrências. Segundo a equipe médica, o procedimento ocorreu dentro do previsto e o paciente já se encontra no quarto, em recuperação.

A internação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, após solicitação da defesa. Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e 3 meses em regime fechado por tentativa de golpe, estando custodiado na Polícia Federal.

Detalhes do procedimento

De acordo com o cirurgião Cláudio Birolini, a cirurgia corrigiu uma hérnia mista (direta e indireta) em ambos os lados, com reforço da parede abdominal e colocação de tela.

“O procedimento transcorreu de acordo com o previsto”, afirmou o médico.

Os cuidados pós-operatórios incluem analgesia e fisioterapia, com tempo estimado de recuperação entre cinco e sete dias.

Avaliação de soluços persistentes

A equipe médica informou que o procedimento para tratar os soluços será reavaliado na próxima segunda-feira (29). Segundo o cardiologista Brasil Caiado, a conduta busca otimizar o tratamento clínico antes de uma eventual intervenção, considerando a resposta à medicação e a avaliação do quadro gastrointestinal associado.

Manifestação da família

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro informou pelas redes sociais que a cirurgia foi finalizada com sucesso e sem intercorrências, destacando que o momento é de aguardar a recuperação da anestesia.

Transferência e perícia

Bolsonaro foi transferido da superintendência da PF para o Hospital DF Star na quarta-feira (23), após perícia médica apontar a necessidade do procedimento.

Até o momento, não há previsão oficial de alta. A equipe médica seguirá monitorando a evolução clínica nos próximos dias.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: