SEBRAE
Sebrae leva capacitações para a 7° edição da Agrosudeste
Evento tem estimativa de movimentar R$ 20 milhões durante a feira
11/04/2023
15:05
ASSECOM
Com o tema Sustentabilidade no Campo, a Agrosudeste, maior Feira Agrotecnológica do sudeste do Tocantins, será realizada nesta quarta-feira, 12, no Colégio Agropecuário de Almas, cidade localizada a 296 km de Palmas. O evento, que ocorrerá até o próximo sábado, 15, estima reunir aproximadamente 10 mil pessoas, entre parceiros, produtores rurais, expositores, autoridades políticas e sociedade em geral.
O Sebrae Tocantins marca presença no evento preparando vitrines, palestras e capacitações idealizadas para o produtor rural pensar inovações que potencializem a pecuária, piscicultura, fruticultura e a horticultura presentes na região.
Segundo Antônio Curcino, gerente do Sebrae, no próximo sábado, 15, durante a AgroSudeste, ocorrerá o dia de campo da Bovinocultura, na Area do Conhecimento. Na ocasião, os participantes poderão conferir a palestra “Pecuária Lucrativa - Tendências e Perspectivas”, ministrada pelo zootecnista Fernando Scotta. O evento contará também com stands do Sebrae e aulas shows voltadas para a vila gastronômica.
“O Sebrae realizou uma série de cursos voltados para a produção e as boas práticas de manipulação dos alimentos, para os produtores que participarão da Vila Gastronômica. E durante a feira, as aulas shows também irão abordar temas relacionados à gestão de produção e a melhoria na qualidade da produção e apresentação dos pratos. Essas aulas serão ministradas pela chefe Rosa Fogo”, pontua o gerente.
Antônio Curcino enfatiza ainda que a programação, pensada para os produtores participantes da Vila gastronômica, é baseada na Agricultura Familiar. “A feira tem o objetivo de fomentar e fortalecer a gastronomia local”, destaca.
De acordo com o presidente da Agrosudeste e da Central das Associações de Produtores Rurais de Almas e Porto Alegre, João Albuquerque Filho, a programação contará com palestras e atendimentos realizados pelos parceiros para os produtores rurais, além dos dias de campo com temáticas voltadas para a pecuária, piscicultura, fruticultura e horticultura.
“Também teremos shows, apresentações culturais, exposição de maquinários e cavalgada. A meta é movimentar R$ 20 milhões com a Agrosudeste”, finaliza.
Agro Sudeste é uma realização da Central das Associações de Produtores Rurais de Almas e Porto Alegre, em parceria com o Sebrae Tocantins, Aura Minerals e a Agência de Mineração do Tocantins (AMETO); a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Governo Estadual, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Agencia de Transporte, Obras e Infraestrutura (Ageto), Instituto de Terras do Tocantins (Itertins); as Secretaria de Estado da Educação (Seduc); da Agricultura e Pecuária (Seagro); do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); da Segurança Pública (SSP); dos Povos Originários e Tradicionais; da Mulher; da Cultura e Turismo; da Aquicultura; e da Juventude e Esportes.
Programação:
- Feira de touros;
- Exposições de pequenos animais;
- Vitrine da pecuária;
- Exposições de máquinas e equipamentos agrícolas;
- Feira da agricultura familiar;
- Amostra do turismo regional;
- Apresentações culturais (canto e dança);
- Capacitações e atendimentos do Sebrae;
- Ciclos de palestras;
- Oficina de meliponicultura;
- Atendimento governamental pelas secretarias de Estado
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Temporada de praias no Tocantins movimenta 47 cidades com shows e segurança reforçada
Leia Mais
Zambelli quer acareação com Delgatti, mas só aceita se for por videoconferência
Leia Mais
Sou mais velho que meus pais
Leia Mais
PT escolhe novo presidente em meio à queda de popularidade e desafios para 2026
Municípios