POLÍTICA
Vice-governador do Tocantins Laurez Moreira prestigia cerimônia de abertura do Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino
Cerimônia ocorreu nessa segunda-feira, 24, no Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Antônio Luiz Maya, em Palmas
25/04/2023
11:45
SECOM
FERNANDA FRANÇA
©DIVULGAÇÃO
Ao som e performance do Balé Popular do Tocantins, foram abertos oficialmente, na noite dessa segunda-feira, 24, os jogos do Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino. O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, juntamente com os secretários de Estado da Educação, Fábio Pereira Vaz; e dos Esportes e da Juventude, Elenil da Penha; o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e vice-presidente da Federação Internacional de Esporte Escolar (ISF), Antônio Hora Filho; o presidente da Federação Tocantinense do Desporto Escolar (FTDE), Lécio Claudio de Oliveira Guimarães e o ex-futebolista, Washington Stecanela Cerqueira, prestigiaram a cerimônia, que foi realizada no Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Antônio Luiz Maya.
O vice-governador Laurez Moreira destacou o esporte como ferramenta para o desenvolvimento educativo. “Sem dúvidas o esporte está definitivamente atrelado a educação, esse evento é prova disso. Me deixa muito feliz ver tantas jovens atletas focadas, disciplinadas trabalhando arduamente para conquistarem seus objetivos. É com muita alegria que o Tocantins recebe cada um de vocês que vieram de todos os estados do Brasil. Aproveitem as belezas do nosso Estado e da nossa capital, Palmas, desejo um excelente campeonato a todas”, declarou.
Inspiração dentro do futebol, Washington Stecanela Cerqueira, mais conhecido como Washington Coração Valente, é o embaixador da competição. O ex-futebolista falou do seu orgulho em representar o campeonato. “Acredito que o futebol feminino está crescendo muito no nosso país, então como o Washington Coração Valente, representante do futebol, fico muito orgulhoso e feliz de ser o embaixador desta competição. Torço muito, primeiro para que essas atletas virem grandes jogadoras, cheguem à seleção brasileira, mas o mais importante, que sejam cidadãs. Acredito que o esporte está alinhado à educação”, salientou.
O secretário da Educação Fábio Pereira Vaz falou do empenho do Governo do Tocantins na realização dos jogos. “Toda a equipe da secretaria trabalhou muito para que esse evento pudesse ocorrer, agradeço de coração a todos os diretores regionais, a todos os servidores do Estado pela dedicação”, reconheceu.
A estudante Sabrina Santos, da delegação do Pará, afirmou que é muito gratificante estar participando da competição. “É um orgulho representar o nosso povo paraense, é muito importante essa representação e, mais ainda, estar aqui em união com todos. Não é só diversão, é um compromisso que requer coragem, que mostra a garra da mulher. Estou muito feliz, independente de ganhar ou perder, o importante é estar aqui competindo e deixar a mensagem a todas as jovens atletas que elas podem estar onde quiserem, é só querer”, declarou.
O secretário dos Esportes e da Juventude, Elenil da Penha parabenizou a todos os envolvidos na competição.
Na ocasião, o presidente da CBDE e vice-presidente da ISF, Antônio Hora Filho, homenageou o presidente da FTDE, Lécio Claudio de Oliveira Guimarães, o secretário da Educação, Fábio Pereira Vaz e o secretário Executivo da Educação, Eder Martins Fernandes pelos relevantes serviços prestados em prol do desporto escolar brasileiro.
Também participaram da abertura do evento as deputadas estaduais Janad Valcari e Vanda Monteiro, e o superintendente do Desporto Escolar da Secretaria de Estado da Educação, Tiago da Silva Costa.
Participam do evento delegações dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.
O campeonato
O Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino 2023 é realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) em parceria com o Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Federação Tocantinense do Desporto Escolar (FTDE).
É uma competição escolar que tem por objetivo incentivar, no meio estudantil, a prática desportiva enaltecendo os benefícios educacionais e comportamentais inerentes à atividade, como espírito de equipe, cooperação, amizade e disciplina.
Tem como público-alvo as estudantes atletas do gênero feminino nascidas exclusivamente nos anos de 2005, 2006 e 2007, devidamente matriculadas e frequentando curso regular da educação básica.
Os jogos começaram no domingo, 23, e seguem até o dia 30 de abril, em Palmas. Esta etapa será classificatória para o Campeonato Mundial Escolar de Futebol, a ser realizado na cidade de Rabat, Marrocos, no período de 22 a 31 de julho de 2023.
Confederação Brasileira de Desporto Escolar
A Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) é uma entidade privada sem fins lucrativos, de caráter desportivo educacional, integra o Sistema Nacional do Desporto, sendo órgão legítimo de representação nacional de administração do desporto educacional no ensino fundamental e médio, constituída pelas Entidades filiadas de administração do Desporto Escolar, reconhecida e filiada à Federação Internacional de Esporte Escolar (ISF). A CBDE tem como objeto direto de sua natureza a administração e realização do Desporto Escolar e Educacional Brasileiro e desde sua concepção, fomentar o desporto escolar e educacional em todos os sistemas de ensino.
--
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios