ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Presidente da Aleto reafirma compromisso do Legislativo para o combate à discriminação racial
03/07/2023
12:34
ASCOM
LAUANE DOS SANTOS
Amélio destacou a luta pelos direitos dos povos indígenas na Sessão Solene em abril
Há mais de 70 anos, no dia 3 de julho, o Congresso Nacional aprovou a primeira legislação de enfrentamento à discriminação racial no Brasil: a Lei n° 1.390, conhecida como Lei Afonso Arinos. Neste Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), reforça o papel do parlamento contra o preconceito e para criar mecanismos que possam garantir a igualdade racial entre todos os povos.
“Reafirmo o compromisso do Legislativo em criar, aprovar e fomentar leis que tragam dignidade, justiça social e igualdade racial, de fato, porque 70% da nossa população tocantinense é negra [entre pretos e pardos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas - IBGE], temos mais de 40 comunidades quilombolas reconhecidas, além de 14 mil indígenas no nosso Estado. Garantir os direitos deles é nosso dever e obrigação. É uma responsabilidade de todos avançarmos contra o preconceito, discriminação e violência”, afirmou o parlamentar.
Há 15 anos, o deputado apresentou requerimento pedindo a criação de uma secretaria especial dos povos indígenas, a qual foi atendida no Governo Wanderlei Barbosa. “Graças ao entendimento e forma justa de agir do governador Wanderlei, foi criada neste ano a Secretaria que cuida não só das pautas dos povos indígenas, mas também dos tradicionais, como é o caso dos quilombolas, e sabemos que essa população sofre muito preconceito. Por isso esta Casa estará sempre de portas abertas para votar e garantir as leis que possam assegurar a igualdade de direitos”, complementou Amélio Cayres.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Resultados da Loteria: +Milionária pode pagar R$ 38,5 milhões em sorteios deste sábado
Leia Mais
Reforma tributária zera impostos sobre cesta básica, mas preços podem ser influenciados por outros fatores
Leia Mais
Prefeito de Palmas destaca parceria com Governo em investimentos em Taquaruçu
Leia Mais
Governador de SC será ouvido em inquérito após declarações sobre Bolsonaro
Municípios