ECONOMIA
Prazo para sacar dinheiro "esquecido" do PIS/Pasep termina neste sábado, 5
Cerca de 10,5 milhões de trabalhadores tem direito ao benefício, explica a Caixa
05/08/2023
07:00
AGÊNCIA BRASIL
©DIVULGAÇÃO
Trabalhadores que possuem saldo de cotas do PIS (Programa Integração Social) e do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) têm até amanhã (5) para sacar os valores.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, atualmente, 10,5 milhões de trabalhadores possuem saldo no PIS/Pasep. disponível para saque, no total de R$ 25,4 bilhões.
O saque integral das cotas está disponível aos titulares das contas e, no caso de falecimento do titular, os beneficiários legais poderão fazer o saque.
É possível receber diretamente pelo aplicativo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Os beneficiários não necessitam comparecer às agências bancárias.
Quem tem direito - Quem trabalhou com CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) assinada na iniciativa privada ou como servidor público no período de 1971 a 1988, e que ainda não tenha sacado as cotas do PIS/Pasep.
Se o saldo não for sacado até 5 de agosto, os recursos serão transferidos do FGTS ao Tesouro Nacional. Nesse caso, os interessados terão até 5 anos para fazer uma nova solicitação de retirada à União.
Consulta - Beneficiários com saldo de cotas não precisam ir uma agência bancária para saber se têm direito ao saque ou até mesmo para receber o valor. No Aplicativo FGTS, que pode ser baixado gratuitamente, o trabalhador tem já na tela principal a opção de consulta ao saldo disponível para saque dos aos recursos.
Em caso de valor positivo, para solicitar o saque no próprio aplicativo, basta selecionar a mensagem “Você possui saque disponível”, depois clicar em “Solicitar o saque”. O trabalhador deverá escolher a forma de saque, verificar seus dados e selecionar “Confirmar saque”.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Projeto Antifacção reacende tensão entre Lula e o presidente da Câmara, Hugo Motta
Leia Mais
Ex-assessor de Bolsonaro lança campanha nos EUA para custear defesa após acusação de envolvimento em plano golpista
Leia Mais
STF exige imagens de câmeras corporais após megaoperação no Rio com 121 mortos
Leia Mais
Suzano lança Estratégia de Natureza e reforça integração da biodiversidade ao modelo de negócios
Municípios