EDUCAÇÃO DE PALMAS
Palmas é uma das capitais do País escolhida para implementar o Projeto A Árvore
05/08/2023
08:05
SEMED
Secretária da Educação, professora Fátima Sena, faz entrega aos diretores do material didático do Projeto A Árvore
As atividades do Projeto A Árvore, idealizado pelo Acervo Otavio Roth e realizado com o apoio da Fundação Abrinq, foram realizadas em 15 escolas da rede municipal de ensino da Capital. A primeira atividade do projeto aconteceu na tarde de sexta-feira, 4, na sede da Secretaria Municipal da Educação (Semed), com a apresentação e a entrega do material de apoio fornecido pela Fundação aos gestores das unidades educacionais selecionadas.
O projeto tem a intenção de engajar as crianças na construção do maior desenho colaborativo do mundo e, por meio da arte, promover a sustentabilidade, conhecimento sobre direitos humanos e cidadania entre os estudantes. Em Palmas, a estimativa é que haja a participação de mais de 8 mil estudantes, na construção de uma grande árvore com folhas preparadas por eles.
Os diretores acompanharam com atenção a abertura do projeto, por meio do webinar, conduzido por Ana Beatriz Roth, coordenadora da Fundação Abrinq. Durante a apresentação falou sobre como vai acontecer o programa. “O nosso foco é levar o conhecimento sobre os direitos humanos às escolas por meio da arte, promovendo também a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes”, revela.
Além da formação por meio do Webinar realizada com os gestores que posteriormente também será feita com os professores, foi entregue pela secretária da Educação, professora Fátima Sena, o material de apoio fornecido pela Fundação Abrinq para ser utilizado em sala de aula, próprio para crianças e adolescentes. O destaque é para a publicação Declaração Universal dos Direitos Humanos, da escritora Ruth Rocha e com ilustrações de Otávio Roth.
Ao final da formação, cada criança produzirá duas folhinhas: uma ficará disponível para a instalação da Árvore na escola e outra que será utilizada na instalação original. Será entregue um certificado de contribuição.
Para a diretora de Educação Infantil da Semed, Priscila Machado, a metodologia do projeto tem duas funções principais: transmitir às crianças um sentimento de pertencimento à humanidade e sensibilizar os estudantes com a leitura e atividades a partir dos livros Declaração Universal dos Direitos Humanos e Azul e Lindo: Planeta Terra Nossa Casa. "Com a apresentação que acompanhamos juntamente com os diretores das unidades educacionais foi possível entender que o Projeto A Árvore vai possibilitar a conexão de diferentes culturas, lugares e pessoas, além de promover o conhecimento sobre os direitos humanos, cidadania e a promoção da sustentabilidade”, citou a diretora.
O projeto
O projeto visitará, pelo menos, dez capitais brasileiras nas cinco regiões, engajando 25 mil alunos e 800 professores em uma rede ampla e plural, voltada para pensar e discutir o ensino de direitos humanos e princípios do desenvolvimento sustentável de maneira dinâmica e inovadora, enquanto colaboram para a produção da obra de arte participativa.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula propõe governança multilateral para inteligência artificial em discurso no Fórum do Brics
Leia Mais
Com apoio de Lula, Edinho Silva desponta como favorito para presidir o PT
Leia Mais
Assinatura digital pelo Gov.br cresce 92% e facilita burocracias, mas exige atenção com segurança
Leia Mais
Mega-Sena sorteia R$ 6,5 milhões neste sábado em São Paulo
Municípios