TRE-TO
Consolidado pela excelência da prestação jurisdicional, TRE-TO garante manutenção da certificação ISO 9001
Esta é a sétima vez consecutiva em que o Tribunal confirma esta certificação.
14/08/2023
08:45
ASCOM
Thaise Marques
©Lucas Nascimento (Ascom TRE-TO)
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) confirmou a recertificação pela norma ISO 9001. A auditoria externa que consolidou mais uma vez a qualidade dos serviços do TRE-TO se encerrou nesta quinta-feira, 10. O presidente da Corte, desembargador João Rigo Guimarães, destacou que receber o certificado mais uma vez é resultado da gestão de toda qualidade, transparência, excelência e do trabalho de equipe dos servidores e colaboradores.
"A maior qualidade do TRE é o seu corpo humano, o servidor, o colaborador. É a nossa razão essencial e responsável pela excelência dos serviços", disse o magistrado, que acompanhou a apresentação do relatório final de Itacajá (TO), onde fez visita institucional ao fórum eleitoral do município.
Para o magistrado, a recertificação distingue o Tribunal no cenário nacional, aumenta a responsabilidade em buscar manter e melhorar o padrão de qualidade em fazer eleições. "A qualidade é internalizada, corporificada e personificada em cada um dos servidores, fazendo com que o planejamento institucional, a governança e o programa de gestão sejam construídos dentro do contexto de qualidade, do regramento do Conselho Nacional de Justiça e resoluções do próprio TRE e do Tribunal Superior Eleitoral. Só reafirma mais uma vez nosso compromisso com o eleitor tocantinense, nosso principal cliente", complementou João Rigo.
Foi responsável pela auditoria a auditora líder Érica Lini, da empresa Organismo Nacional de Certificação (ONC). A ação, que se iniciou na última segunda-feira, 7, é feita para garantir a contínua eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade da Justiça Eleitoral. Na ocasião, entre os temas em destaque das prioridades do TRE-TO, estiveram, eficiência, eficácia, melhoria contínua, foco no cliente e a obtenção do Selo de qualidade CNJ não é o foco, mas consequência do trabalho. Também foi ressaltado que a atual gestão tem como os seus pilares inclusão, segurança e resultado.
Auditoria externa
Durante os dias de auditorias foram analisados os seguintes critérios: Avaliar a implementação, incluindo efetividade, mudanças no certificado e avaliação do desempenho do sistema de gestão durante o período da certificação; Informação e evidência do atendimento de todos os requisitos, verificação da implementação contínua e análise dos relatórios das auditorias de manutenção anteriores; Monitoramento de desempenho, medição, relatório, análise da eficácia das medições levantadas na última auditoria; Análise em relação aos objetivos, desempenho e metas chave, avaliação da eficácia do sistema de gestão em sua totalidade incluindo mudanças internas/externas e o atendimento aos requisitos da certificação, bem como avaliação do atingimento dos objetivos e políticas da organização.
Ou seja, a auditoria é o momento em que os processos de trabalho foram avaliados. E verificou a eficácia e a eficiência, o cumprimento dos objetivos, os resultados alcançados e adequação aos requisitos estabelecidos. Também será analisado o desempenho no que diz respeito à conformidade legal e requisitos específicos de cliente; Controle operacional dos processos e competência do pessoal; Análise das informações de qualquer cliente no que diz respeito às suas atividades certificadas (material promocional, site, o uso de logotipos e marcas, e uso do certificado); Avaliação do compromisso para manter a eficácia e melhoria do sistema de gestão.
“Esta é a sétima vez consecutiva que o Tribunal confirma esta certificação. Desde 2005 implementamos melhorias contínuas no processos e procedimentos. A cultura da qualidade é um dos patrimônios do tribunal e um dos pilares da excelência dos serviços da Justiça Eleitoral do Tocantins”, ressalta o presidente da Corte.
Certificação ISO 9001
É válido lembrar que a implantação de um sistema de gestão da qualidade e a sua certificação conforme a norma ISO 9001, estabelecendo como propósito o Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ - os processos de realização das eleições, começou ainda em 2004 na gestão do Desembargador José Maria Das Neves. E em julho de 2005, sob a presidência do Desembargador Luiz Gadotti, o objetivo foi alcançado com a obtenção da certificação ISO 9001 do Sistema de Gestão da Qualidade do TRE – TO. O TRE foi o primeiro órgão público do Tocantins a obter a certificação ISO 9001 e um dos cinquenta primeiros em todo o Brasil.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
7- Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bruno Fernandes tem cinco dias para regularizar livramento condicional ou poderá ser preso novamente
Leia Mais
Anvisa registra seis mortes suspeitas por pancreatite ligadas a canetas emagrecedoras no Brasil
Leia Mais
Adolescente agredido por ex-piloto Pedro Turra morre após 16 dias internado no DF
Leia Mais
IPVA não é obrigatório para todos; veja quem pode obter isenção e como solicitar
Municípios