Palmas (TO), Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2025

TRE-TO

Consolidado pela excelência da prestação jurisdicional, TRE-TO garante manutenção da certificação ISO 9001

Esta é a sétima vez consecutiva em que o Tribunal confirma esta certificação.

14/08/2023

08:45

ASCOM

Thaise Marques

©Lucas Nascimento (Ascom TRE-TO)

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) confirmou a recertificação pela norma ISO 9001. A auditoria externa que consolidou mais uma vez a qualidade dos serviços do TRE-TO se encerrou nesta quinta-feira, 10. O presidente da Corte, desembargador João Rigo Guimarães, destacou que receber o certificado mais uma vez é resultado da gestão de toda qualidade, transparência, excelência e do trabalho de equipe dos servidores e colaboradores.
"A maior qualidade do TRE é o seu corpo humano, o servidor, o colaborador. É a nossa razão essencial e responsável pela excelência dos serviços", disse o magistrado, que acompanhou a apresentação do relatório final de Itacajá (TO), onde fez visita institucional ao fórum eleitoral do município.

Para o magistrado, a recertificação distingue o Tribunal no cenário nacional, aumenta a responsabilidade em buscar manter e melhorar o padrão de qualidade em fazer eleições. "A qualidade é internalizada, corporificada e personificada em cada um dos servidores, fazendo com que o planejamento institucional, a governança e o programa de gestão sejam construídos dentro do contexto de qualidade, do regramento do Conselho Nacional de Justiça e resoluções do próprio TRE e do Tribunal Superior Eleitoral. Só reafirma mais uma vez nosso compromisso com o eleitor tocantinense, nosso principal cliente", complementou João Rigo.

Foi responsável pela auditoria a auditora líder Érica Lini, da empresa Organismo Nacional de Certificação (ONC). A ação, que se iniciou na última segunda-feira, 7, é feita para garantir a contínua eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade da Justiça Eleitoral. Na ocasião, entre os temas em destaque das prioridades do TRE-TO, estiveram, eficiência, eficácia, melhoria contínua, foco no cliente e a obtenção do Selo de qualidade CNJ não é o foco, mas consequência do trabalho. Também foi ressaltado que a atual gestão tem como os seus pilares inclusão, segurança e resultado.

Auditoria externa

Durante os dias de auditorias foram analisados os seguintes critérios: Avaliar a implementação, incluindo efetividade, mudanças no certificado e avaliação do desempenho do sistema de gestão durante o período da certificação; Informação e evidência do atendimento de todos os requisitos, verificação da implementação contínua e análise dos relatórios das auditorias de manutenção anteriores; Monitoramento de desempenho, medição, relatório, análise da eficácia das medições levantadas na última auditoria; Análise em relação aos objetivos, desempenho e metas chave, avaliação da eficácia do sistema de gestão em sua totalidade incluindo mudanças internas/externas e o atendimento aos requisitos da certificação, bem como avaliação do atingimento dos objetivos e políticas da organização.

Ou seja, a auditoria é o momento em que os processos de trabalho foram avaliados. E verificou a eficácia e a eficiência, o cumprimento dos objetivos, os resultados alcançados e adequação aos requisitos estabelecidos. Também será analisado o desempenho no que diz respeito à conformidade legal e requisitos específicos de cliente; Controle operacional dos processos e competência do pessoal; Análise das informações de qualquer cliente no que diz respeito às suas atividades certificadas (material promocional, site, o uso de logotipos e marcas, e uso do certificado); Avaliação do compromisso para manter a eficácia e melhoria do sistema de gestão.

“Esta é a sétima vez consecutiva que o Tribunal confirma esta certificação. Desde 2005 implementamos melhorias contínuas no processos e procedimentos. A cultura da qualidade é um dos patrimônios do tribunal e um dos pilares da excelência dos serviços da Justiça Eleitoral do Tocantins”, ressalta o presidente da Corte.

Certificação ISO 9001

É válido lembrar que a implantação de um sistema de gestão da qualidade e a sua certificação conforme a norma ISO 9001, estabelecendo como propósito o Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ - os processos de realização das eleições, começou ainda em 2004 na gestão do Desembargador José Maria Das Neves. E em julho de 2005, sob a presidência do Desembargador Luiz Gadotti, o objetivo foi alcançado com a obtenção da certificação ISO 9001 do Sistema de Gestão da Qualidade do TRE – TO. O TRE foi o primeiro órgão público do Tocantins a obter a certificação ISO 9001 e um dos cinquenta primeiros em todo o Brasil.

Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
7- Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral



 

 


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