CAPITAL
Saúde de Palmas destaca importância da prevenção do câncer de colo de útero
Exame é oferecido em todas as USFs e é essencial para identificar precocemente lesões precursoras do câncer
16/08/2023
10:25
SEMUS
©Raiza Milhomem/ Ascom Semus
A população de Palmas tem duas formas de prevenir o câncer de colo de útero pelo Sistema Único de Saúde (SUS): o exame de Papanicolau para mulheres e a vacinação contra o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) para crianças e adolescentes. Segundo a coordenadora de Agravos Não Transmissíveis da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Andreza Domingos, o teste é oferecido em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) e é essencial para identificar precocemente lesões precursoras do câncer, o que melhora a eficácia do tratamento.
Andreza explica que o Papanicolau é simples e rápido, sendo recomendado evitar relações sexuais, duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais 48 horas antes. "Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer os exames regularmente, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde (MS) que são repassadas pelos profissionais de saúde na consulta", diz ela.
Conforme a coordenadora, a vacinação contra o HPV é recomendada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, protegendo contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV, responsáveis por verrugas genitais e a maioria dos casos de câncer de colo de útero. "Os pais devem levar seus filhos para serem vacinados", enfatiza.
Exame e prevenção
A Semus explica que mulheres que iniciaram a atividade sexual, homens trans e pessoas não binárias designadas mulheres ao nascer devem realizar o exame anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos. Além de detectar lesões precursoras do câncer de colo de útero e infecção pelo HPV, o Papanicolau pode indicar outras infecções que precisam de tratamento.
O câncer de colo do útero é uma doença de evolução lenta que acomete, sobretudo, mulheres acima de 25 anos e tem como seu principal agente de enfermidade o papilomavírus humano (HPV). Tendo como um recurso essencial e se realizado regularmente, o exame preventivo (Papanicolau) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico precoce da doença.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nova regra da CNH altera limite de pontos e pode reduzir teto para 20 em caso de infrações gravíssimas
Leia Mais
Mamonas Assassinas terão restos mortais exumados após 30 anos
Leia Mais
Defesa de Bolsonaro solicita autorização para tratamento com Estímulo Elétrico Craniano
Leia Mais
Brasil e Índia assinam primeiro memorando bilateral sobre terras raras e minerais críticos
Municípios