CONFERÊNCIA
Governo do Tocantins abre inscrições para a 2ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação
Os interessados podem se inscrever até terça-feira, 2, de forma gratuita e on-line, por meio do site da Fapt
28/03/2024
10:00
SECOM
NAJARA BARROS
©DIVULGAÇÃO
O Governo do Tocantins, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), abriu as inscrições para a 2ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Conecti). Com o tema Para um Tocantins mais Justo, Sustentável e Desenvolvido, o evento está marcado para a próxima quarta-feira, 3 de abril, das 8h às 12h, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos; e das 13h30 às 20h30, no prédio da reitoria da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas.
Os interessados podem se inscrever até terça-feira, 2, de forma gratuita e on-line, por meio do site da Fapt. As inscrições também podem ser feitas no dia do evento, caso o limite de vagas não tenha sido atingido.
A conferência, que contará com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, tem como objetivo reunir pesquisadores, gestores, empresários do setor produtivo, representantes de organizações da sociedade civil organizada, professores e estudantes de instituições de ensino e pesquisa, e demais interessados, para debater e propor soluções relacionadas à ciência, tecnologia e inovação, e promover novas políticas públicas no Tocantins.
“Nós vivemos um momento de virada tecnológica, em que o Brasil retoma e compreende a política de ciência, tecnologia e inovação como estratégica para o desenvolvimento do país, para o desenvolvimento econômico, para a retomada da industrialização. Então, a Conecti vem no sentido de a gente trabalhar a política nacional, garantindo que o Tocantins e a região Norte estejam representadas”, pontuou a presidente da Fapt, Germana Pires.
Eixos temáticos
O evento se concentrará em quatro eixos temáticos: consolidação e fortalecimento do sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação; reindustrialização em novas metas e apoio à inovação nas empresas; ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.
Os esforços irão resultar em um documento, contendo as recomendações para a política de ciência, tecnologia e inovação de interesse do Tocantins, que será encaminhado para a etapa regional e depois integrará o relatório nacional. A finalidade é compor propostas para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI 2024-2030), a ser desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Programação
Dia 03/04
8h30 – Credenciamento (Auditório do Palácio Araguaia)
9h30 - Coquetel de Abertura
10h – Cerimônia de Abertura – Boas-vindas e mesa de abertura
11h30 – Lançamento 1º Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - INCT
12h – Intervalo
13h - 13h30 – Credenciamento (Campus da UFT)
13h30 – Abertura dos Grupos de Trabalho
-Pronunciamento de abertura com diretor científico do CNPQ;
-Apresentação do documento das Conferências Livres - Rede Descer - CDR Sul, Central, Médio norte e Bico;
-Leitura e aprovação do regimento interno;
-Orientações metodológicas para os eixos temáticos.
14h30- Grupos de trabalho
17h30 – Finalização dos grupos de trabalho
18h – Plenária Geral
20h30 – Encerramento
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
STF libera Daniel Vorcaro de comparecimento obrigatório em eventual depoimento no Congresso
Leia Mais
Flávio Dino proíbe criação de novos “penduricalhos” acima do teto constitucional no serviço público
Leia Mais
Inscrições para 12 mil bolsas do Pé-de-Meia Licenciaturas 2026 começam nesta sexta-feira (20)
Leia Mais
Sicoob integra ranking “100+ Inovadoras no Uso de TI” pelo terceiro ano consecutivo
Municípios