SAÚDE
Governo e 100% dos municípios tocantinenses aderem ao SUS Digital
O Programa tem o objetivo de ampliar o acesso da população ao Sistema Único de Saúde, por meio da inovação tecnológica
04/04/2024
16:50
SECOM
©DIVULGAÇÃO
Com o objetivo de facilitar o acesso às informações em saúde, promovendo a continuidade do cuidado, a transparência e a segurança dos dados, o Governo do Tocantins e os 139 municípios tocantinenses aderiram ao Programa SUS Digital, antigo Conecte SUS. Coordenado pela Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI) do Ministério da Saúde (MS), O SUS Digital possibilita aos cidadãos brasileiros o acesso às suas informações de saúde, bem como a de seus familiares.
A iniciativa também abrange monitoramento e avaliação de dados, sistemas de informação, plataformas e desenvolvimento de aplicativos. “Este é um programa de suma importância para a saúde pública brasileira e, com isso, teremos possibilidade de conhecer a realidade epidemiológica de nosso Estado, pois os dados estarão em uma plataforma unificada e, assim, trabalharemos políticas públicas mais direcionadas e eficazes, dentro da nossa realidade”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
“Outro ganho é a articulação do atendimento especializado nos locais de difícil acesso, por meio de consultas de especialistas à distância e com o uso do telediagnóstico, por exemplo. Isso vai ampliar o que já dispomos com a Telemedicina, que é disponibilizada ao Tocantins, desde 2019 e oferta consultas com médicos clínicos e enfermeiros e especialidades como: Psiquiatria; Cardiologia Clínica; Pneumologia Clínica; Endocrinologia Clínica; Reumatologia Clínica; Neurologia Pediátrica e Neurologia Clínica, em 26 municípios”, complementou o gestor.
Para a prefeita de Monte Santo do Tocantins, Enfermeira Nezita, “Hoje tudo está digitalizado, na saúde não podia ser diferente, porque tudo precisa estar em tempo real, principalmente no atendimento à população. Sou profissional de saúde e sei que esse programa é de extrema importância, pois trará uma agilidade única para o cuidado ao usuário e a gestão, bem como a disponibilização de especialistas”.
Recursos
Para a primeira etapa do SUS Digital, a previsão é que sejam destinados pelo MS, R$ 232 milhões, para apoiar as primeiras ações do planejamento. “O método de cálculo para a distribuição desses recursos levou em conta o valor per capita de R$ 1 por habitante e a ponderação pelo índice de critérios para a distribuição de recursos financeiros para o Programa SUS Digital, que considera indicadores como a classificação rural-urbano do IBGE, o índice de vulnerabilidade social do IPEA, o Índice Nacional de Conectividade da Anatel, a distribuição de médicos especialistas por 1.000 habitantes e a capacidade instalada da rede de serviços do SUS”, divulgou o MS.
O repasse dos recursos se dará por meio do Fundo Nacional de Saúde para fundos municipais, estaduais e distrital de saúde e a fase de planejamento se dará em três etapas: diagnóstico situacional do território, considerando a respectiva macrorregião de saúde; avaliação do nível de maturidade digital com base na aplicação do Índice Nacional de Maturidade em Saúde Digital (INMSD) por município e a elaboração e aprovação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), do Plano de Ação de Saúde Digital, por macrorregião de saúde.
Serviços
O SUS Digital disponibiliza para a população diversos serviços em saúde, entre eles: a emissão de documentos e certificados, o acompanhamento de resultados de exames laboratoriais, histórico de medicamentos dispensados pelo Farmácia Popular e o acompanhamento da posição na fila do Sistema Nacional de Transplantes.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios