EDUCAÇÃO
Enem 2024: prazo para pedir isenção começa nesta segunda; saiba quem tem direito e como solicitar
Candidatos que tiveram isenção no Enem 2023 e não compareceram nos dias das provas precisam justificar a ausência para ter direito ao não pagamento em 2024.
15/04/2024
08:00
G1
©DIVULGAÇÃO
O prazo para solicitar a isenção de pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começa nesta segunda-feira (15).
O Inep, órgão responsável pelo exame, ainda não divulgou o valor da inscrição. Na edição de 2023, assim como em anos anteriores, o valor da inscrição para quem não tinha isenção foi de R$ 85.
Os pedidos de isenção devem ser submetidos na Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante) com o login do gov.br até 26 de abril.
Abaixo, confira as respostas para as principais dúvidas sobre o benefício e sobre o Enem 2024.
Quem tem direito à isenção de taxa?
Como solicitar a isenção? É preciso entrar na Página do Participante e informar o CPF, a data de nascimento, o e-mail e um número de telefone válido.
E quem estava isento no Enem 2023, mas não fez a prova? Nesse caso, é necessário entrar na Página do Participante e justificar a ausência (anexando um atestado médico ou um boletim de ocorrência, por exemplo). Caso contrário, perderá o direito à isenção.
Quando saem os resultados da isenção? Em 13 de maio. Caso o pedido seja negado, é possível entrar com recurso entre 13 e 17 de maio.
Quem conseguir a isenção precisa se inscrever no Enem? Sim. Todos, isentos ou não, deverão fazer a inscrição no Enem 2024, no período que ainda vai ser divulgado pelo Inep.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Ciro Nogueira atribui “prejuízo gigantesco” a Eduardo Bolsonaro e afirma que Centrão vai comandar campanha da direita em 2026
Leia Mais
Moraes reage a brincadeira de advogado no STF: “Consequências sérias”
Leia Mais
Ana Castela nega namoro e explica relação com Zé Felipe: “Estamos nos conhecendo”
Leia Mais
Governo lança fundo de R$ 20 bilhões para ampliar infraestrutura de saúde e educação no Brasil
Municípios