NATUREZA
Você sabia que a Lua é o único satélite natural da Terra?
Os estudos a seu respeito começaram há centenas de anos, enquanto as primeiras viagens bem-sucedidas até ela datam dos anos 1950
18/06/2024
09:55
ANA KARLA SOUZA
©DIVULGAÇÃO
Você sabia que a Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar? Ela se formou, há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, do impacto de um grande corpo celeste com o planeta, e desde então realiza a sua órbita ao redor dele e também do Sol. A forma como a luz solar incide sobre a sua superfície e como a enxergamos da Terra produz as diferentes fases da Lua. Além disso, ela interage com o nosso planeta e dá origem às marés e aos eclipses.
A Lua é o único satélite natural do planeta Terra. Esse corpo celeste possui um raio de aproximadamente 1740 km, o que o torna a quinta maior lua de todo o Sistema Solar. A massa da Lua é de 7,35 x 1019 toneladas, valor que corresponde a apenas 1,23% da massa terrestre. Ela está posicionada a uma distância de 384.400 km do nosso planeta, intervalo, pelo menos, 18 vezes maior do que quando ela se formou, há 4,5 bilhões de anos. O processo de distanciamento não cessou, e a cada ano ele aumenta em 3,78 centímetros.
De acordo com a Nasa, o satélite é detentor de uma camada atmosférica muito fina e frágil chamada de exosfera e que, na verdade, não exerce nenhum tipo de proteção. Em função disso, observa-se em sua superfície uma série de crateras de impacto de meteoritos, além de escombros e camadas e mais camadas de detritos rochosos (regolitos) e pó, desenvolvidos ao longo de sua existência em função dos impactos.
Existem áreas de relevo elevado na superfície da Lua resultantes do preenchimento das crateras por derrames de lava, e os últimos ocorreram há cerca de 1,2 bilhão de anos. Essas elevações são chamadas de marias.
Com relação às temperaturas, a variação é muito grande entre o hemisfério que está recebendo iluminação no momento e o seu oposto. O primeiro, que recebe luz solar, tem temperatura de até 127 ºC, enquanto na face não iluminada pelo Sol a medição é de -173 ºC. Já a força da gravidade experimentada na superfície lunar é de 1,62 m/s², seis vezes menor do que a gravidade terrestre.
Da mesma forma como a Terra, a Lua é formada por um núcleo, um manto e uma crosta. O núcleo lunar é sólido e composto por uma grande quantidade de ferro. Ele é muito pequeno comparativamente ao astro como um todo, e representa somente 2% de sua massa, com raio de 240 km. Ao seu redor fica uma camada de 90 km de espessura, composta por ferro parcialmente derretido. Entre esse envoltório do núcleo e a base da crosta, fica o manto, formado por minerais como o piroxênio e a olivina.
Segundo informações do Brasil Escola, a crosta lunar tem espessura que varia de 70 km a 150 km, respectivamente, nos hemisférios próximo e distante da Terra.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Municípios